Projeto que institui Troféu Imprensa é aprovado na Câmara

Homenagear os profissionais de comunicação de Simões Filho, que alcançaram maior destaque em sua área de atuação durante o ano de 2022, é o objetivo do projeto de lei de nº 003/2022, de autoria do presidente, vereador Eri Costa (MDB), que institui o Troféu Imprensa. A matéria foi aprovada em primeira discussão na 7ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (12).

Durante a discussão da proposição, Costa destacou ser importante reconhecer o trabalho dos profissionais de imprensa, levando em consideração que eles “têm mostrado competência, conhecimento, ética, atitude na hora certa. Entendo ser um trabalho fundamental por ser um instrumento de informação e de ressonância sobre os trabalhos seja dos atletas, dos poderes executivo e legislativo. Eles têm dado uma cobertura importante”.

“Sabemos que essa homenagem é pouco para essas pessoas que trazem uma das coisas mais importantes na tomada de decisão dos cidadãos, que é a informação; então esse troféu vai trazer de forma singela o reconhecimento desses profissionais”, disse o parlamentar.

De acordo com o projeto, poderão ser indicados repórteres de jornal escrito, rádio, televisão, fotográfico, apresentador de telejornal, programa de rádio de Simões Filho, programa de televisão de Simões Filho, radialista da cidade, profissional de imprensa revelação e redator destaque.

O mandatário do Legislativo considerou ainda a atuação dos comunicadores durante a pandemia, momento em que houve medidas de isolamento adotadas para conter as contaminações pelo novo coronavírus, causador da Covid-19, a exemplo da quarentena. Para ele, “nem por isso as informações deixaram de chegar a essas pessoas. E esses trabalhos atribuímos a todos os profissionais de imprensa que de forma correta trouxeram informações”.

Segundo o projeto, as indicações dos profissionais serão feitas pelos vereadores por meio de reunião secreta e/ou indicação oficial protocolada na Diretoria Legislativa da Casa Legislativa. O prêmio, portanto, consistirá de troféu e um certificado de Honra ao Mérito, a serem entregues a todos os homenageados. Ainda conforme a matéria, o evento acontecerá no dia 1º junho de 2022, quando se comemora o Dia Nacional da Imprensa.