Projeto que institui Dia do Antigomobilista é aprovado por vereadores

Em homenagem aos colecionadores e apreciadores de carros antigos, foi aprovado, na 13ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (24), o projeto de lei de nº 004/2022,  de autoria dos vereadores Adailton Caçambeiro (PSDB) e Everton Paim (MDB), que institui o Dia Municipal do Antigomobilista.

A justificativa da proposta diz que o antigomobilista é o entusiasta que se preocupa com a preservação dos veículos antigos. “Independentemente de marca ou modelo, o colecionador está associado à atitude, individual ou em grupo, de preservar a história de veículos antigos que possuem valor histórico próprio ou até mesmo valor afetivo, quando, por exemplo, o veículo pertenceu aos pais ou avós do proprietário”, comenta.

Para Caçambeiro, é importante dedicar um dia para os antigomobilistas. “Além disso, também será uma cultura para o nosso município, que vai a cada dia implementar e incentivar a participação de todos, como também a conservação de carros antigos que muitas vezes vêm do bisavô, do pai”, falou.

“Criar esse dia de comemoração é uma oportunidade para reunir pessoas de todo o estado em nossa cidade e também para que representem Simões Filho em outros locais e estados. Também tem o fato de que muitos dos nossos filhos não imaginam como eram os carros antigamente, então pra mim tem sua importância e a gente vai dar ênfase e valor celebrando esse dia”, reforçou Paim.

O texto cita ainda dados da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), que apontam que existem, no Brasil, 210 clubes de antigomobilistas, sendo 12 no Centro-oeste; 22 no Nordeste, 97 no Sudeste, 77 no Sul e 02 no Norte.