Procuradoria da Mulher é inaugurada na Câmara

Na manhã desta quinta-feira (31), a Câmara de Simões Filho inaugurou a Procuradoria da Mulher no prédio da Casa e realizou uma cerimônia com uma roda de conversa que abordou o tema “Unindo vozes para enfrentamento da violência contra a mulher”. O projeto é de autoria da Mesa Diretora e foi aprovado em março deste ano por toda a Casa Legislativa.

A Procuradoria tem como finalidade a defesa e a promoção da igualdade de gênero, da autonomia, do empoderamento e da representação das mulheres, bem como o enfrentamento a todas as formas de discriminação e de violência contra a mulher.

Além disso, o setor deverá receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violências e discriminação contra a mulher; sugerir, fiscalizar e acompanhar a execução de programas do Governo Federal, Estadual e Municipal, que visem à promoção de igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito municipais.

A Procuradora empossada, Jane Ilce Nunes, afirma que a maior missão nesse mandato é unir vozes em todas as esferas para enfrentamento da violência contra a mulher.

“Esse é o nosso primeiro evento e contamos com a presença de representantes de todos os Poderes; trata-se de uma pauta de extrema importância e relevância, diante do crescente número de casos de violência e discriminação contra a mulher”, disse.

O presidente Del Cristo Rei (PSC) falou sobre entender a importância de a Casa Legislativa se posicionar. “Demonstramos de verdade a nossa preocupação e com isso criamos esse órgão para que possamos nos aproximar, ter conhecimento, contribuir e direcionar essas mulheres, além de ouvirmos os relatos, estarmos integrados com os poderes principalmente do nosso município para podermos dar uma reposta mais rápida”.

A deputada Kátia Oliveira relatou sobre a violência contra a mulher no estado da Bahia, dizendo que “é muito triste falar sobre o estado que eu nasci, que eu amo, que eu represento, que eu busco ser essa voz. Dizer que a Bahia é o estado mais violento para as mulheres, é  triste mas é uma realidade. A Bahia não protege as mulheres e não tem uma política afetiva para proteger as mulheres, sobretudo proteger para que ela não venha morrer de forma tão terrível como vem acontecendo.”

O evento contou com a presença dos vereadores e suas esposas, deputada estadual Kátia Oliveira, vice-prefeito Sid Serra, secretários, Dr. Marcelo Miranda Braga, da 5ª Promotoria de Justiça de Simões Filho; Dr. Murilo de Castro, Juiz de Direito da 1ª Vara do Júri e Execuções Penais; Dra. Márcia Lavigne, presidente da OAB Subseção de Simões Filho; Dra Jackelline Lima, Procuradora Adjunta do Município, e alunos dos colégios Padre Luiz Palmeira e Manoel de Jesus.