Presidente da Câmara comemora inauguração da Defensoria Pública em Simões Filho

Nova sede está localizada na Rua Francisco de Almeida, centro do município

Na manhã desta quinta-feira (10), o presidente da Câmara de Vereadores, Eri Costa (MDB), participou da inauguração da sede da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), em Simões Filho. O evento foi reservado apenas para convidados devido às medidas sanitárias de controle à pandemia da Covid-19, e contou com a presença de representantes dos poderes executivo e judiciário, além da administração da DPE/BA, entre outros.

Durante a cerimônia, o mandatário do Legislativo comemorou e disse estar feliz em ver Simões Filho avançando no social, “porque a Defensoria, acima de tudo, é justiça social”. Para ele, “a Defensoria Pública é uma instituição importante na atuação da resolução de conflitos que muitas vezes deixam de ser sanados por causa da ausência de um defensor e/ou acesso à justiça”.

Neste sentido, o parlamentar defendeu que além de criar leis e fiscalizar o Executivo, todo vereador também tem sua função social. “Por isso, como presidente da Câmara, propus uma parceria aos representantes da Defensoria para a realização de uma Mesa Redonda com a finalidade de explicar a toda população simõesfilhense o verdadeiro papel do órgão, sobretudo no nosso município”, falou Costa.

A secretária de Administração, Laís Matos, parabenizou a atual gestão “por entender a necessidade de expansão da instituição por toda Bahia”. De acordo com ela, “a gestão municipal, comprometida em proporcionar maior qualidade de vida à população simõesfilhense, apoia as ações da DPE, bem como intensifica a prestação de serviços em saúde, educação, assistência social e infraestrutura, a fim de garantir os direitos do povo”.

A decisão pelo investimento na sede nova levou em conta o crescimento da equipe e, portanto, dos serviços, segundo o defensor e coordenador executivo das Regionais da DPE/BA, Walter Nunes Fonseca. “Desde 2015 para cá, dobramos aqui o número de defensores(as), triplicamos o de servidores(as) e implementamos uma equipe multidisciplinar com forte presença de assistentes sociais” , explicou.

O defensor público geral, Rafson Ximenes, destacou a evolução da Defensoria na cidade, afirmando que quando a instituição se instalou no município, “há 10 anos, ninguém poderia sonhar que teríamos uma sede como esta”. Ele destacou que se trata de “um espaço que garante melhores condições de trabalho para nossa equipe e melhor atendimento para nossos assistidos”.