Presidente da Câmara apresenta mensagem do Legislativo aos Simõesfilhenses

Segue a íntegra da mensagem do Legislativo, através do presidente da Casa, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), dedicada à população simõesfilhense: 

 

MENSAGEM DO LEGISLATIVO

 

Com o apoio dos nossos vereadores, construímos um 2019 de respeito e harmonia à frente da gestão da Câmara de Vereadores, produzindo ações parlamentares em prol da nossa Boa Gente, da Boa Terra.

Agradeço aos meus colegas de parlamento por terem me escolhido como presidente para o biênio 2019/2020 e aproveito para agradecer a Deus que, nos momentos de desafios, sempre renova as minhas forças, incentivando-me a dar continuidade à luta. Vale destacar que fui eleito vereador pela segunda vez para o quadriênio de 2017-2020, e me tornei presidente da Casa Legislativa para o biênio 2019-2020.

Após completar 1 ano de mandato como presidente da Câmara, com uma gestão moderna, transparente e de muito êxito, comemoro os diversos feitos e resultados positivos conquistados em tão pouco tempo de uma gestão parlamentar junto com a população e com os servidores e vereadores da Casa que foram fundamentais na condução dos trabalhos da Mesa Diretora, atingindo assim os objetivos propostos com um trabalho democrático, com confiança e respeito.

Durante o meu mandato, tenho usado como slogan: “Eficiência, transparência, economia, responsabilidade e participação popular”, que já diz tudo sobre a minha forma de liderança no Parlamento Municipal.

Encontramos um quadro desafiador, devido ao novo cenário econômico, iniciando a gestão com foco em proporcionar mais eficiência e menor custo, ao mesmo tempo que empreendemos ações para aproximar as pessoas do dia a dia do Legislativo Municipal. Adequações foram necessárias para manter compromissos com fornecedores, servidores e com a população simõesfilhense. Ao longo da gestão, promovemos vários ajustes para superar os desafios sem a necessidade de diminuição do quadro ou dos direitos conquistados ao longo do tempo pelos servidores.

Assim que assumi a gestão do Legislativo, o objetivo é de modernizar tanto a estrutura física quanto tecnológica e administrativa para proporcionar melhores condições de trabalho, tanto aos vereadores e assessores quanto para os valorosos servidores e servidoras.

Entre as realizações à frente do Legislativo, destaco a reorganização administrativa, contenção de gastos como uma nova metodologia de trabalho adotada pela gestão da Casa, além da valorização dos servidores, da produção parlamentar e as ações de manutenção do prédio da Câmara durante o ano de 2019.

Eficiência, transparência, economia e participação popular. Foi com esses pilares que norteei as ações que têm sido desenvolvidas pela gestão da Casa. Dentre as ações que modernizou a gestão, podemos citar a agilidade e transparência na tramitação dos processos no campo administrativo e legislativo em que a gestão montou uma estrutura organizacional para que, setorizados os trabalhos, os servidores possam desempenhar melhor o seu ofício, inclusive, trazendo um retorno mais rápido e eficaz a partir de novas mudanças. Ao longo do tempo, várias outras medidas administrativas também foram sendo tomadas por meio de portarias e decretos legislativos.

Em se tratando de Comunicação, destacam-se a reformulação do site da Câmara e a inovação com as redes sociais, além dos investimentos em novas tecnologias de áudio e vídeo mais qualificadas para o aperfeiçoamento da transmissão ao vivo das Sessões no Facebook onde o cidadão pode acompanhar em tempo real as ações no Legislativo por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, pois a meta é aproximar o Legislativo do cidadão com transparência e participação popular.

Visando cada vez mais aproximar a Câmara da comunidade, primando pela transparência da gestão, no ano de 2019 foram incluídas a divulgação em nova mídia social: Instagram.

A Câmara implantou a Ouvidoria instituída desde 2019, visando um melhor atendimento ao cidadão. Para 2020, a ouvidoria terá espaço reservado para atendimento aos cidadãos.

A facilitação do acesso do cidadão e aproximação das atividades do Legislativo com a comunidade estimulou e contribuiu para que houvesse um aumento considerável da produção legislativa.

Mas, as mudanças não param por aí. Adquirimos novos computadores e móveis. Partindo para a área tecnológica foram adquiridos novos equipamentos de som e imagem para aperfeiçoar ainda mais a transmissão das sessões da Câmara via Facebook.

A nossa gestão se compromete em implantar o elevador para a acessibilidade dos deficientes físicos e a sala de imprensa nas dependências da Câmara que acredito que se tornarão realidade.

Nós melhoramos muito o aspecto da Câmara. Nós tratamos bem os funcionários. Pretendemos colocar o elevador até toda a reconstrução da Praça da Bíblia e, até o final daquela obra, estaremos colocando o nosso elevador. Prometo a vocês que não irei deixar de fazer a sala da imprensa que irá ser cumprida.

Durante o meu mandato como presidente, Projetos de Lei do Executivo e do Legislativo, decretos legislativos, requerimentos, indicações, moções e requerimentos foram apreciados, votados e aprovados pela Casa.

A Câmara realizou audiências públicas e reuniões de comissões para discutir todos os assuntos relevantes da cidade.

A Casa Legislativa aderiu nos meses de setembro, outubro e novembro às campanhas de prevenção do suicídio, câncer de mama e câncer de próstata, como forma de conscientizar a população através destas importantes medidas de prevenção.

Destaque também para a realização da primeira edição do Programa Jovem Vereador, com um sucesso de participação dos alunos da rede pública e privada de ensino do município, iniciativa da Prefeitura de Simões Filho, através da Superintendência da Juventude, ligada à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).

Foram concedidos títulos de honra ao mérito como forma do reconhecimento do legislativo aos relevantes serviços prestados para cidadãos e personalidades homens e mulheres.

Fui eleito para ajudar o Executivo a resolver os problemas que mais afligem a população simõesfilhense. Acredito que os resultados estão fluindo positivamente e destaco a importância do Legislativo e do trabalho dos parlamentares na atuante gestão do Prefeito Diógenes Tolentino, mantendo sempre uma relação de independência entre os poderes.

O município por meio da parceria entre o Executivo e o Legislativo vem conseguindo propor ideias inovadoras que correspondem à crescente demanda da população de Simões Filho. Ressalto ainda que a Câmara tem garantido a governabilidade da administração municipal, assegurando sua continuidade. Para exercer a contento o papel de representante do povo, nós vereadores devemos ter a responsabilidade e o compromisso para apreciação e votação de matérias de interesse da população.

Minha maior alegria da minha vida é saber que quando os vereadores apresentam um projeto ou uma indicação na Casa Legislativa todos aprovam e você tem aquela indicação contemplada. Você não sabe da alegria que é para um vereador fazer uma indicação na Câmara ser aprovada, e depois, o prefeito ir lá e executar. O prefeito executa as indicações até solicitadas pela oposição. O vereador se sente feliz em uma gestão em que ele é contemplado.

A expectativa e os desafios para este ano de 2020 é o aumento da produtividade legislativa em comparação ao ano de 2019. O primeiro ano foi desafiador. Consolidei a Câmara Municipal como base dos debates necessários para o fortalecimento da nossa cidade, aumentar ainda mais a eficiência e qualidade dos trabalhos e continuar fomentando a participação das pessoas nas ações do Legislativo, pois somente com a participação da população e disposição ao diálogo teremos condições de atravessar os desafios que estão postos e criar uma cidade mais fortalecida, estruturada e preparada para superar quaisquer dificuldades.

É com muita alegria que recebemos a todos vocês para iniciar mais um ano legislativo neste novo ano de 2020. Temos nos esforçado para representar bem o povo dessa cidade e, com a graça de Deus, estamos cumprindo essa missão que é, ao mesmo tempo, um desafio e uma honra. Iniciamos o novo ano com a Câmara em dia e apta a continuar desempenhando seu papel, que é fiscalizar as ações do Executivo Municipal e lutar por soluções e melhorias para a cidade e o bem-estar da população.

Mais um ano à frente da gestão como presidente do Parlamento Municipal, quero mais uma vez agradecer pelo apoio que recebi de todos os colegas. É preciso readquirir a confiança dos munícipes e também mudar a imagem que a população tem sobre o Legislativo. São desafios que estamos encarando diariamente, mas com muita vontade, garra e com o esforço de todos, teremos bons resultados. Uma das metas desta Mesa Diretora é prezar pela economia na Câmara.

O início dos trabalhos desta Casa traz um sentimento de esperança ao povo simõesfilhense, em ter um parlamento atuante, presente, que legisla em favor de todos, defendendo a todo momento os mais necessitados e que estão por qualquer razão à margem da sociedade.

Em 2020, a Câmara fará sua parte, agindo novamente com compromisso e respeito à democracia aos que lutam pelos seus direitos, fazendo tudo com muita boa vontade e valorizando cada vez mais aqueles que depositaram em nós a confiança.

Acredito que cada um que tem a missão de atuar nos serviços ao público, deve ter e manter o diálogo, a humildade e a eficiência, pois essas são as ferramentas de transformação social. Temos que enxergar constantemente o desenvolvimento da cidade de Simões Filho e que façamos o melhor para o povo da nossa cidade.

Desejo aos demais vereadores membros da Mesa Diretora sucesso e muito trabalho e que, de forma coletiva, possam realizar ações voltadas para a Câmara Municipal e para o povo da nossa querida e amada cidade.

Aos vereadores de Simões Filho, sejam os da base do governo e os da oposição, deixo a minha mensagem a ambas as bancadas. Sejamos compreensivos e solidários as soluções que beneficiem o nosso município e aos servidores que desempenhem com dedicação e zelo as suas funções. Destaco a importância da democracia, permitindo o debate, o qual deve ser feito com respeito e dignidade, buscando sempre o melhor para a população e para a cidade.

Os Vereadores estão empenhados em trabalhar pelo desenvolvimento do Município independentemente de bandeira ou cor partidária. Vou administrar a Câmara ouvindo sempre os pares, valorizando os servidores e dividindo responsabilidades, pois é somando esforços que vencemos desafios. Temos muito trabalho pela frente. De mãos dadas e olhos voltados para o bem do município é que conseguiremos dar conta do serviço e honrar cada munícipe. Este é o nosso compromisso com a cidade e com as pessoas que aqui vivem.

Estamos em ano de eleição municipal, nós temos o dever de conciliar para que Simões Filho não seja prejudicada com a campanha eleitoral. Todos nós fazemos políticas dentro e fora da Câmara e isso faz parte do processo, mas tenho certeza que a Câmara continuará trabalhando forte e o período eleitoral não deve interferir nas atividades parlamentares.

Acredito que todos são conscientes do seu papel e vamos manter as discussões e as atividades inerentes ao parlamento com muita qualidade. Nosso compromisso com a população vai até o dia 31 de dezembro de 2020 e o trabalho desta Casa não vai ter interferências, mesmo com o período eleitoral.

O parlamento municipal vai manter o mesmo ritmo de trabalho que teve no ano de 2019 na atual legislatura e as matérias relevantes serão apreciadas pela Casa Legislativa.

Destaco que a parceria entre os Poderes é necessária para o andamento das pautas em favor da nossa amada Simões Filho. Não existe mágica para fazer a cidade se desenvolver. Existe trabalho e o trabalho não para!!! Ao que compete ao Legislativo, trabalharemos de forma atuante na aprovação de projetos de lei e indicações para beneficiar o nosso povo e a nossa cidade.

A Câmara de Simões Filho tem um papel importantíssimo na vida do município, já que somos nós, os vereadores, que estamos mais próximos dos munícipes dessa cidade, ouvindo suas queixas, percebendo seus problemas e encaminhando as soluções.

Espero que em 2020 nós possamos continuar cumprindo nosso papel com transparência, com independência e espírito democrático com diálogo aberto com o Executivo e com o nosso povo, que é o nosso principal e maior objetivo. A relação entre Câmara e Prefeitura é baseada na harmonia e no mesmo olhar, somando esforços para fortalecer as parcerias entre o Legislativo e Executivo para melhorar a qualidade de vida da nossa Boa Gente da Boa Terra, visando uma cidade melhor para todos. Sou Mais Simões Filho!!! 

 

Orlando Carvalho de Souza

Presidente da Câmara Municipal de Simões Filho