Plenário da Câmara vira palco de abertura oficial da Semana da Pessoa com Deficiência

Na tarde desta terça-feira, 24, o presidente da Câmara de Vereadores, Orlando de Amadeu (PSDB), juntamente com os vereadores Arnoldo Simões (PRB), Del (SD), Genivaldo Lima (DEM), Jailson ‘Jajai’ (PP), o líder do governo na Câmara, Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), Manoel Carteiro (PSB) e Luciano Almeida (MDB) prestigiaram a abertura oficial da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência (PCD), comemorada em alusão ao dia 21 de setembro, que ocorreu no Legislativo Municipal onde os participantes se concentraram e lotaram o plenário que serviu de espaço para apresentações culturais e debates sobre temas ligados à acessibilidade e inclusão.

Também estiveram presentes o prefeito Diógenes Tolentino, o vice-prefeito Sid Serra, o secretário de Educação, Reginaldo Paiva, além da presença de representantes de diversos segmentos da sociedade, Pessoas com Deficiência, familiares e representantes de instituições de apoio, a exemplo do Conselho da Educação, além do coral Do-Ré-Mi, grupo de dança da Centro Ressureição, a artista Luisa Hage e o paratleta de canoagem Luan Veloso.

O evento realizado neste mês de setembro pela Prefeitura de Simões Filho, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), conta com uma série de atividades em alusão à Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A programação inclui debates, exposições e peças de teatro.

O objetivo da Semana Nacional da PCD é abrir debates e estimular a sociedade para a reflexão sobre a importância da atuação dos familiares e da própria Pessoa com Deficiência na busca de inclusão e na defesa de direitos de igualdade que envolvem a acessibilidade e a inclusão, levando ao conhecimento do público a real necessidade dessas pessoas na área educacional, de saúde e de assistência social.

Durante o evento de abertura oficial, foram realizadas apresentação musical pela artista Luisa Hage, que encantou a todos com o seu carisma ao som do seu teclado, além de dança e peças de teatro encenadas por atores com deficiência, assistidos pelas instituições que lutam pela causa dos excepcionais.

Para o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), a semana permite dar maior visibilidade às pessoas com deficiência, especialmente, no que se refere a acessibilidade e inclusão delas nas dependências no prédio do Legislativo. “Nós já vamos pensar na acessibilidade das pessoas com deficiência para todos chegarem aqui na Câmara. É um projeto antigo de todos os presidentes que passaram por esta Casa, mas não foi possível ainda fazer o elevador para facilitar esse acesso, mas estamos trabalhando para ainda este ano construir esse sonhado elevador para o acesso das pessoas com deficiência”, ressaltou o presidente.

O centro do plenário também foi ocupado pelo paratleta de canoagem Luan Veloso que falou sobre sua trajetória no esporte, de que forma superou e continua superando as barreiras para a acessibilidade e a inclusão, sobretudo, na prática da modalidade esportiva.

Demais palestrantes destacaram em suas exposições o estimulo e a superação para que pessoas com deficiência assumam o rumo das suas vidas no processo de quebra de paradigmas e de rompimento de barreiras do preconceito, mostrando que a pessoa com deficiência realiza em seu cotidiano as mais diversas tarefas, tanto no âmbito profissional, quanto no sociocultural e esportivo.

Além da programação cultural, esta edição da Semana de Luta conta ainda com atividades diversificadas, a exemplo de debates sobre políticas públicas para as pessoas com deficiência.

Programação

A agenda começou com a abertura oficial da Semana de Luta da PCD no dia 24, no plenário da Câmara de Vereadores.

Depois, seguiu com a realização de Feira Cultural “Nada sobre nós, sem nós”, no dia 25/09, às 13h30, no Centro Apoio Pedagógico a Pessoa com Deficiência (CAPPED) – Escola Ressurreição.

Em paralelo, de 25 a 30/09, sempre às 13h30, acontece no Centro de Apoio Pedagógico a Pessoa com Deficiência (CAPPED) – na Escola Ressurreição, a Exposição acervo e arte dos alunos, supervisionados pela Professora/curadora, Janice Santana Cruz.

No dia 26/09, às 08h, no Centro Social, o evento conta com um bate papo sobre surdez.

A programação termina nesta sexta-feira, dia 27/09, no Centro Social, com a palestra sob o tema “Vamos falar sobre Autismo”.

Histórico

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Confira a galeria de fotos do encontro

Crédito das fotos: Rafael Santana