Orlando de Amadeu solicita CRAS em Palmares

Nesta terça-feira (2), na 4ª Sessão Ordinária, Câmara aprovou a reiteração de autoria do vereador Orlando de Amadeu (PSDB), que solicita à Mesa Diretora a implantação de um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no Bairro de Palmares.

Em sua discussão, o parlamentar enfatizou que o Centro de Referência é importante para a comunidade, pois “além de ajudar no desenvolvimento social, ajuda também nas identificações de problemas de cada família. Ter um CRAS mais centralizado que vai beneficiar bastante todas aquelas comunidades, como Palmares e Pitanga de Palmares”, completou.

A mensagem do projeto reforça que “por ser uma região com altos índices de vulnerabilidade e risco social, o CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. As ações do CRAS nas comunidades atenderão, além do bairro de Palmares, os bairros de Cidade de Deus, Fazenda Baixão, e as comunidades Quilombolas do Dandá, Pitanga de Palmares e Caipora, ajudando na prevenção das situações de risco, apoiando cidadãos em suas demandas sociais, no intuito de inseri-los na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.”

“É por meio do CRAS que a proteção trazida pela assistência social se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais intraurbanas e a importante presença de políticas sociais para reduzir essas desigualdades, pois previnem situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida da população que vive nessas localidades”, finalizou o autor.