Legislativo participa de abertura da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

A Câmara de Vereadores, representada pelo presidente da Casa, Orlando de Amadeu (PSDB), e o vereador Arnoldo Simões (PRB), participou na manhã desta segunda-feira (25), da solenidade de abertura da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPM).

Dezenas de mulheres lotaram o auditório da Sedesc, na manhã desta segunda, para o lançamento da campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Durante o uso da palavra, o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, falou sobre a importância da campanha. “A mulher tem um papel fundamental em nossa sociedade e como legislador temos a obrigação de trabalhar pelo seu bem-estar. É dever do poder público garantir os seus direitos e a sua segurança”, destacou Orlando.

“Toda e qualquer manifestação contrária à violência contra a mulher é de enorme importância. Essa campanha vem ao encontro daquilo que é mais necessário hoje, que é mobilizar a sociedade para lutar contra todo o tipo de violência que oprime as mulheres”, destacou o vereador Arnoldo Simões (PRB), membro da Comissão Permanente dos Direitos da Mulher no Legislativo Municipal.

A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) destacou sua luta na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) pelo enfrentamento à violência contra as mulheres. A parlamentar enfatizou que a bancada feminina está resistindo no Legislativo Estadual com apresentação de projetos que representam a luta pelos direitos das mulheres, a exemplo do Projeto ‘Maria da Penha nas Escolas’, uma campanha que abrange as escolas estaduais com realização de palestras ministradas por especialistas capacitados em sintonia com os gestores, professores e alunos das unidades escolares, e o projeto ‘Parada Segura’, também de autoria da deputada, que visa atender mulheres, idosos e pessoas com deficiência física que poderão optar em saltar do transporte coletivo em lugar seguro de sua preferência a fim de evitar riscos em locais e trajetos considerados perigosos. “Isso será lei aqui no Estado da Bahia. Este terá de ser um compromisso das empresas de transporte coletivo intermunicipal”, frisou Kátia.

Além disso, a deputada conseguiu a liberação de R$ 1,2 milhão de emendas para investimentos em ações de políticas públicas efetivas voltadas para as mulheres em Simões Filho, a exemplo do DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher), com salas equipadas, móveis, equipamentos de informática e uma viatura padronizada para atender às mulheres vítimas de violência.

Durante o encontro, os parlamentares e secretários presentes receberam o material de divulgação e promoção das ações e fizeram um gesto simbólico de adesão à campanha.

Participaram também da solenidade de abertura das atividades da campanha, o secretário da Segov, Edson Kipão, que representou o prefeito Diógenes Tolentino, a secretária de Políticas para Mulher, Andréa Almeida, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Andréa Pereira, e o  1º Tenente da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (22ª CIPM), Elcimar Moreira Silva.

Ações

O calendário de atividades divulgado pela Secretaria de Políticas para Mulheres contempla ações para o fortalecimento da rede de proteção à mulher.

As atividades acontecem no auditório da Sedesc e no Centro de Referência em Atendimento à Mulher Nilda Fiuza (CRAM-SF), onde serão realizadas palestras, exibição de vídeos e rodas de conversas com o objetivo de tratar os temas pelo olhar da prevenção e proteção às mulheres.

A segunda-feira (25) foi marcada pela Abertura Oficial dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com alusão ao Dia da Consciência Negra e Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.  O Enfrentamento e Superação das Vulnerabilidades Sociais e de Violência Doméstica e/ou de Gênero foi o tema da palestra no primeiro dia de atividades da campanha.

No dia 27, acontece a Roda de Conversa com o tema ‘Mulher, você não está sozinha’, com o objetivo de transformar a vida de mulheres com o apoio de outras mulheres. O encontro será às 9h, no Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM-SF).

Encerrando a programação da ação, no dia 29, acontece a Roda de Conversa com o tema ‘Mulheres no Espaço de Poder’. O encontro será às 9h, no Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM-SF).

Campanha

O período escolhido para a campanha é bastante simbólico, já que se inicia no dia 25 de novembro, instituído como o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres, e finaliza no dia 10 de dezembro, data em que a ONU adotou a Declaração Internacional dos Direitos Humanos. Desta forma, é feita uma vinculação entre a luta pela não violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos.

Neste ano, em Simões Filho, serão desenvolvidas atividades de formação e mobilização de multiplicadores para o enfrentamento da violência contra a mulher, ciclos de debates com os profissionais da rede do município e com usuárias do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM-SF), espaço onde proporciona atendimento e acolhimento humanizado às mulheres em situação de violência.

Confira fotos do encontro

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Rafael Santana