Legislativo aprova Indicações de nomes para honraria do Título de Cidadão Simõesfilhense – edição 2020 e demais proposições na 61ª Sessão Ordinária

Na 61ª Sessão Ordinária da Câmara nesta terça-feira, 3, sob a condução do presidente da Casa, Orlando de Amadeu (PSDB), os vereadores aprovaram, por unanimidade, cinco Indicações com nomes que serão agraciados com o Título de Cidadão Simõesfilhense – edição 2020 e mais quatro proposições com solicitações de infraestrutura, de autoria dos edis.

Na sessão desta terça, foram aprovadas as concessões de honraria do Título de Cidadão Simõesfilhense às seguintes personalidades: ao Sr. Antônio José dos Santos, ao Sr. Denilson Erick Oliveira de Souza, ao Sr. Hélio Regis Santana, ao Sr. Caio Ferreira Ávila e ao Sr. Josevan Cardoso de Souza.

Apreciação e votação das Indicações

A primeira Indicação aprovada concede Título de Cidadão Simõesfilhense ao Sr. Antônio José dos Santos, 1º Tenente da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), mais conhecido como ‘Tenente Antonio’ ou Sargento Antonio’ para os mais íntimos, que tem relevantes serviços prestados no município.

A Indicação nº 308/2020 concede o Título de Cidadão Simõesfilhense ao jovem Denilson Erick Oliveira de Souza.

Já a Indicação nº 309/2020, que solicita à Mesa Diretora a concessão do Título de Cidadão Simõesfilhense ao Sr. Hélio Regis Santana, foi um dos destaques pela aprovação unânime dos demais edis.

Na justificativa da Indicação pela honraria, a homenagem ao Sr. Hélio Regis Santana também homenageia a população de Simões Filho, onde o mesmo tem relevantes serviços prestados em defesa da cidade.

Ex-presidente da Câmara e vereador por cinco mandatos, considerado uma lenda viva da política de Simões Filho, Hélio Regis Santana, popular “Helinho”, como é conhecido pelos mais próximos, nasceu no município de Camaçari e é pai do vice-prefeito Sid Serra.

Hélio Regis Santana ingressou na vida pública no ano de 1982, sendo eleito vereador do município. Com 5 mandatos como parlamentar, foi presidente da Câmara por 2 vezes, eleito pela revista Veja como um dos vereadores mais populares do município.

Sempre foi um vereador parceiro do povo e as portas de sua casa ficavam abertas aos munícipes, tratava todos com respeito e cordialidade e se destacava com seu jeito simples e amigo.

Foi candidato a vice-prefeito no ano de 2008 na chapa com Diógenes Tolentino, e hoje, está realizado por ver seu filho Sid Serra ocupando esta função.

Outra aprovada foi a Indicação nº 310/2020, que solicita à Mesa Diretora que conceda o Título de Cidadão Simõesfilhense ao engenheiro e empresário Sr. Caio Ferreira Ávila, diretor da Empresa Águas Claras Ambiental.

A justificativa da Indicação enfatiza que “além de promover simultaneamente a preservação do meio-ambiente com valores de cidadania, o empresário alia a Engenharia com a Responsabilidade Social no desenvolvimento de intervenções no município, a exemplo de projetos sociais com a oferta de cursos profissionalizantes na comunidade, atividades voluntárias, como a reforma de escolas e pavimentação de ruas ajudando a administração pública, além de atividades voltadas às crianças no incentivo ao esporte e lazer beneficiando mais de 750 famílias na região de Santo Antonio Rio das Pedras, Alto da Bela Vista e Bico Doce”.

Também foi aprovada a Indicação nº 314/2020, que solicita à Mesa Diretora que conceda o Título de Cidadão Simõesfilhense ao Sr. Josevan Cardoso de Souza.

De acordo com a proposição, o indicado tem sua vida marcada pelo fomento ao esporte na cidade registrada pela sua passagem na Associação e Coordenação do Esporte de Simões Filho (ACODESF). Já no ano de 2000, foi o primeiro coordenador da Copa Interbairros de Futsal e representante da comunidade na localidade com muitos trabalhos sociais e competições esportivas, a exemplo da ‘Copa da Arena Baixa da Jaqueira’, ‘Copa Pé na Jaca’, ‘Copa Interbairros’, ‘Copa Ponto Parada de Futsal’, ‘Copa Coroa da Lagoa’ e várias outras modalidades.

A honraria do Título de Cidadão Simõesfilhense é concedida anualmente a personalidades nascidas fora de Simões Filho na tradicional sessão solene de entrega do Legislativo realizada no plenário da Câmara como forma de reconhecer os relevantes serviços prestados pelos homenageados ao município. A solenidade prevista para ocorrer neste ano ainda não tem data prevista e será definida pelo presidente da Casa com os demais vereadores.

As votações das demais Indicações com os nomes dos agraciados serão feitas nas próximas Sessões Ordinárias do Legislativo Municipal.

Outras Indicações, de autoria dos edis, que solicitam intervenções de infraestrutura, também foram aprovadas na mesma sessão. Entre as proposições aprovadas que mereceu destaque e discussão, está a Indicação nº 311/2020, que solicita ao Executivo a instalação de fiscalização eletrônica em todas as sinaleiras do município e a Indicação nº 313/2020, que solicita à Mesa Diretora a reiteração das Indicações de nºs 247/2018 e 189/2019, que requerem a revitalização da área da Rua Padre Anchieta, no bairro Loteamento Recanto do Sol.

A próxima Indicação votada e aprovada por unanimidade foi a nº 313/2020, que solicita à Mesa Diretora a reiteração das Indicações de nºs 247/2018 e 189/2019, que requerem a revitalização da área da Rua Padre Anchieta, no bairro Loteamento Recanto do Sol, com asfaltamento, passeio, rede de esgoto, iluminação, transporte público, bem como a construção de uma praça, além de uma via saindo do Recanto do Sol até o KM 25 ou KM 30 para destravar a Avenida Elmo Serejo Farias.

A outra indicação foi a de nº 304/2020, que solicita à Mesa Diretora a reiteração da Indicação de nº 303/2018, que requer ao Poder Executivo a reforma ou uma nova construção do escadão que liga a Rua Marcelino Conceição à Rua Fontinha, no bairro Góes Calmon, foi aprovada por unanimidade.

Os vereadores fizeram o uso do tempo da sessão durante a Palavra Franqueada para abordar diversos assuntos de caráter político e administrativo no âmbito local.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Rafael Santana