Legislativo aprova Indicação que solicita implantação do Colégio da Polícia Militar em Simões Filho

A Câmara aprovou por unanimidade na 59ª Sessão Ordinária de terça-feira, 20, a Indicação nº 299/2020, que solicita à Mesa Diretora a reiteração das Indicações de nºs 074/2017 e 021/2019, que requerem ao Poder Executivo Municipal a implantação de um Colégio da Polícia Militar da Bahia (CPM/BA) no município. A proposição já havia sido aprovada em 2019 pelos vereadores em plenário.

Edis durante votação em plenário

De acordo com a justificativa da Indicação, “o município de Simões Filho  possui uma população em torno de 140 mil habitantes e é uma das mais importantes cidades industriais da Bahia que tem uma relevante e estratégica localização e, por isso, merece contar com um Colégio da Polícia Militar pelo reconhecimento  a “incontestável qualidade do ensino prestado pela instituição em toda a Bahia”.

A implantação do CPM visa proporcionar educação com base na disciplina e na formação aliada à ética e moral que são predicados do ensino militar para consolidar os objetivos almejados pelos estudantes.

De acordo com a proposição, o objetivo é trazer para o município uma instituição séria e comprometida com a educação, sem contar com o prestígio de receber na cidade um colégio desse porte. A indicação ressalta que a CPM tem como finalidade geral proporcionar uma educação integral que ofereça aos jovens “a formação necessária ao descobrimento de suas potencialidades como elemento de autorrealização, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício consciente da vida de cidadão brasileiro”.

Em Salvador, as unidades localizam-se na Ribeira (João Florêncio), Lobato (Av. Suburbana), Dendezeiros, Luís Tarquínio e Cajazeiras. No interior, as cidades que possuem unidades deste colégio são Alagoinhas, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.

A matéria foi aprovada e será encaminhada ao Executivo Municipal, através da secretaria municipal de Educação, para que viabilize junto ao Governo do Estado a implantação do Colégio da Polícia Militar no município.

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Rafael Santana