Foi inaugurada a Galeria de Artes José Aleluia, na manhã desta quinta-feira (31), na Câmara de Simões Filho. O projeto, de autoria da Mesa Diretora, leva o nome do ex-vereador e ex-presidente da Casa, José de Jesus Aleluia.
A galeria é um espaço interno do Legislativo para exposição de trabalhos de cunho artístico, obras que consistam num objeto, composição musical, arquitetura, pintura, um texto, uma poesia, dentre outros. A atualização mínima será a cada 15 dias e no máximo 30.
“O objetivo é trazer a memória, falar de várias pautas, além de incentivar a cultura e educação do nosso município. Muito justo esse reconhecimento desta Casa de dar o nome a essa galeria de José Aleluia, pois foi um grande vereador que presidiu a Câmara”, falou o mandatário do Legislativo, vereador Del Cristo Rei (PSC).
Para Fátima Aleluia, sobrinha, é muito gratificante esse reconhecimento. “Sabemos que em todos os mandatos ele honrou com maestria cada voto recebido, sempre foi muito querido pelos seus eleitores. Até hoje escutamos histórias de muitos que ele ajudou. Foram anos de dedicação e muito trabalho para essa cidade. Ele amava Simões Filho. Sabemos que deixou um legado. Obrigada aos vereadores pela homenagem”.
O parlamentar Jackson Bomfim (UNIÃO) declarou que Aleluia participou do projeto de implantação do Núcleo Habitacional Rubens Costa, conhecido como Cia 1. “Então tem toda uma história que a gente precisa contar, além de ser um excelente homem público, foi um pai de família e pessoa merecedora da homenagem desta Casa”.
“Foi um dia muito feliz, pois viemos até aqui participar dessa homenagem a esse irmão, pai, tio, amigo e ex-vereador desta Casa, que muito nos honrou com sua conduta. Só quem teve o prazer de conhecer e conviver com esse ser humano único entenderá essa homenagem prestada a ele. Estamos felizes e emocionados. Em nome de toda a família, gostaria de agradecer à Câmara pela criação desse espaço cultural que leva o nome dele”, disse Gleide Aleluia, sobrinha.
Aleluia foi vereador de Simões Filho de 1977 a 1982 e de 1989 a 1992, além de ter sido presidente da Câmara de 1979 a 1981. Foi vice-presidente de 1983 a 1985 e primeiro secretário de 1981 a 1983 e de 1987 a 1988.