Na 5ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (9), Câmara aprovou a indicação de autoria do vereador Everton Paim, que solicita a realização de estudo para implantação de uma “Upinha” – Unidade de Pronto Atendimento, voltada para crianças com até 12 anos de idade.
A justificativa da matéria explicou que “As ‘UPINHAS’ terão a mesma essência e funções que a UPA, entretanto, o atendimento será voltado para crianças com até 12 anos de idade incompletos. Essa iniciativa tem como objetivo realizar um atendimento exclusivamente infantil, acolhendo as crianças de forma específica, e ajudando até mesmo no congestionamento sazonal que possa vir ocorrer no município, auxiliando para que não superlote as UPAs”.
O autor ressaltou a importância de as UPINHAS terem uma recepção recreativa para as crianças, acolhendo e humanizando ainda mais o atendimento exclusivo. Ele afirmou que “gostaria que as pessoas estivessem atentas a essa proposta, e dar um atendimento melhor, criando uma sala de emergência para as nossas crianças”.
O parlamentar Carlos Neto reforçou que “por entender de fato a importância de um ambiente preparado para o público infantil, com comunicação visual e um ambiente que realmente deixe a criança, que está passando por uma enfermidade, mais tranquila, e que tenha um verdadeiro acolhimento e isso é muito importante”.