A Diretoria Administrativa tem por finalidade planejar, coordenar, e controlar as atividades de administração geral, bem como de desenvolvimento, da administração e informática competindo-lhe:

  • Realizar o planejamento operacional e a execução da política administrativa no que compreende prover os órgãos da Câmara Municipal de suporte administrativo nas áreas de recursos humanos, material, patrimônio, serviços gerais modernização administrativa, informática, tecnologia da informação;
  • Formular, promover, coordenar, implementar e avaliar as políticas de gestão de, pessoas, contemplando o, sistema de carreiras, remuneração, avaliação, de mérito, recrutamento, seleção, capacitação, reciclagem continuada, direitos re deveres do servidor, histórico funcional dos servidores, evolução qualitativa e quantitativa do quadro de pessoal;
  • Executar atividades relativas ao recrutamento, seleção, avaliação de mérito, plano de cargos e vencimentos, proposta de lotação e outras de natureza técnica da administração de recursos humanos da Câmara Municipal;
  • Executar atividades relativas aos direitos e deveres dos servidores, aos registros funcionais, ao controle de frequência, à elaboração das folhas de pagamento e aos demais assuntos relacionados aos prontuários dos servidores públicos municipais;
  • Promover serviços de inspeção da saúde dos servidores da Câmara Municipal para fins de admissão, licença, aposentadoria e outros fins;
  • Elaborar regras e procedimentos para viabilizar a implantação de sistema informatizado para os procedimentos de compras e outros que promovam a ampliação do uso de sistemas eletrônicos;
  • Acompanhar e validar projetos de adequação de preços de referência dos bens e serviços a serem utilizados nos procedimentos licitatórios;
  • Gerenciar, controlar e acompanhar a catalogação de materiais, zelando pela qualidade dos padrões de descrição de materiais;
  • Promover a realização de licitações para compra de materiais, obras e serviços;
  • Executar atividades relativas à padronização, à aquisição, à guarda, à distribuição e ao controle do material utilizado;
  • Administrar e controlar o patrimônio mobiliário pertencente a Câmara Municipal;
  • Promover junto à contabilidade o registro do bem adquirido e a sua incorporação ao patrimônio da Câmara Municipal;
  • Realizar anualmente o inventário patrimonial;
  • Executar atividades relativas ao tombamento, ao registro, ao inventário, à proteção e à conservação dos bens móveis e imóveis;
  • Receber, distribuir, controlar o andamento e arquivar os papéis e documentos da Câmara Municipal;
  • Conservar móveis, instalações, máquinas de escritório e equipamentos leves;
  • Promover as atividades de limpeza, zeladoria, copa, portaria e telefonia da Câmara Municipal;
  • Conservar e manter os veículos e os equipamentos da Câmara Municipal, bem como responsabilizar-se pela guarda, distribuição e controle de combustível e lubrificante;
  • Coordenar as atividades de organização e modernização da Câmara Municipal;
  • Avaliar permanentemente o desempenho da administração da Câmara Municipal;
  • Promover estudos visando à descentralização dos serviços administrativos;
  • Estudar e analisar o funcionamento e a organização dos serviços da Câmara Municipal, promovendo a execução de medidas que visem a simplificação, racionalização e o aprimoramento de suas atividades;
  • Promover a atualização da estrutura organizacional da Câmara Municipal;
  • Promover estudos visando aumentar a eficiência e eficácia dos serviços prestados pela Câmara Municipal;
  • Promover o uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação, promovendo uma administração em rede;
  • Promover a execução do protocolo e o controle da tramitação, de processos administrativos, objetivando operacionalizar e racionalizar sua recepção é expediente;
  • Coordenar os trabalhos para a realização de procedimentos licitações, dispensa ou inexigibilidade, na compra de materiais, contratação de obras e serviços da Câmara Municipal e acompanhamento da Execução de contratos;
  • Exercer outras competências correlatas.

A Diretoria Administrativa tem a seguinte estrutura básica:

  • Coordenadoria Administrativa;
  • Coordenação de Recursos Humanos;
  • Coordenação de Material e Patrimônio e Serviços Gerais;
  • Coordenadoria de Modernização e Informática;
  • Setor de Licitação e Compras — COPEL;
  • Setor de Protocolo.