Eri Costa solicita implantação de centro de apoio para vítimas de abuso sexual

Garantir assistência a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual ou violência sexual. É o que pede o presidente, vereador Eri Costa (MDB), ao solicitar para o Poder Executivo, por meio da indicação de nº 137/2022, a implantação de um Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil (CRAI). A matéria foi apresentada e aprovada por todos os parlamentares na 12ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (17).

Segundo Costa, “o objetivo do CRAI é justamente garantir a assistência para essas pessoas. Uma das principais características do centro é assegurar o primeiro contato entre as instituições responsáveis pela apuração dos fatos e proteção das vítimas”. O parlamentar citou ainda dados que apontam que, no Brasil, uma em cada três crianças é vítima de abuso sexual, e que a maioria das vezes os criminosos tem algum grau de parentesco.

Durante a discussão da matéria, o vereador comentou que talvez se trate de um tema que passe despercebido para muitas pessoas.

“É uma gravidade tão grande, tão profunda a violência, sobretudo em crianças e adolescentes que não têm como se defender, sofrem abuso e às vezes por pessoas muito próximas da família. A gente precisa pelo menos fazer essa parte no pós-trauma”, disse.

O mandatário do Legislativo também sugeriu que as equipes sejam compostas por coordenador(a), psicólogo(a), assistente social, médico(a), pediatra, médico(a), ginecologista, técnico(a) administrativo(a), médico(a), psiquiatra, técnico em perícia e agente policial.