Eri Costa pede farmácia 24h no município

Farmácia com funcionamento 24h. Essa é a proposta da indicação do presidente da Câmara, vereador Eri Costa (MDB), aprovada na 27ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (27).

De acordo com a justificativa, a matéria visa auxiliar a população na dispensação de medicamentos padronizados e democratizar seu acesso em horários compatíveis com as necessidades da população.

Ainda segundo o texto, “não é mistério que se aplica às farmácias de franquia municipal, que, antes da iniciativa privada, são as responsáveis por atender o interesse público”.

“Nesse sentido, não é difícil de acontecer casos em que medicamentos de uso urgente, como antibióticos, sejam receitados em uma sexta-feira após às 22h, quando as farmácias municipais estão fechadas”, disse o autor.

O parlamentar também argumentou que acidentes e problemas de saúde não têm horário para acontecer.

“E é muito comum a gente ver pessoas que saíram do hospital, da UPA, se deslocarem do nosso município para outras cidades, de madrugada, apenas para comprar medicamentos. Sem falar que a maioria dessas pessoas também não têm condições de efetuar a compra”, falou.

Ele defendeu que acredita que a farmácia com o funcionamento de 24h facilitaria o acesso da população de acordo com suas necessidades, independente do horário. “Com certeza, seria mais um grande avanço na saúde da nossa cidade”, finalizou.