Em última Sessão Ordinária do ano, Câmara aprova indicação que cria Centro de Monitoramento de Risco de Chuva e demais requerimentos

Durante a 36ª sessão ordinária do ano na manhã desta terça-feira (10), a última de 2019, os vereadores aprovaram por unanimidade a indicação nº 199/2019, de autoria do vereador Del (SD), que dispõe sobre a construção e criação do Centro de Monitoramento de Risco de Chuva no âmbito do município de Simões Filho. A propositura reforça um desejo do parlamentar de contar com o sistema de monitoramento como ferramenta de auxílio durante o período de chuva com o objetivo de prever e prevenir desastres e prezar pela vida dos simõesfilhenses.

A indicação nº 199/2019, de autoria do vereador Del (SD), foi o primeiro item da pauta a ser votado com aprovação unânime. De acordo com a justificativa apresentada pelo autor, “a indicação é de suma importância para o município de Simões Filho, pois será uma ferramenta eficaz na prevenção e na localização dos pontos mais críticos na cidade durante o período de chuva”.

“Essa indicação tem o objetivo de identificar e/ou monitorar os pontos mais críticos em situações de fortes chuvas no município servindo como ferramenta de planejamento  estratégico para que todas as secretarias trabalhem em conjunto com o Meio Ambiente, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, e assim, tendo uma resposta imediata nos serviços. Os pontos críticos serão monitorados através de Pluviômetro, aparelho responsável por medir a quantidade de chuva que cai em determinado local e também aparelhos sonoros e placas indicativas. Esse monitoramento em dias de chuva será realizado 24 horas por dia. Diante dessa indicação, nós temos uma cidade com povo em muitas áreas de risco e notamos que a cidade deixou durante 20 anos de investir  na infraestrutura, no saneamento básico e na área de esgotamento sanitário de água fluvial, em uma cidade que tem muitos desníveis. Então, nós vínhamos sofrendo com alguns pontos de risco que têm na nossa cidade. Nós colocamos essa indicação para que possamos monitorar e termos estratégias para melhorar a qualidade de vida dos munícipes e trazer mais segurança ao povo simõesfilhense”, destacou Del.

O Monitoramento de Risco de Chuva ligado a Defesa Civil do município vai funcionar através de um trabalho conjunto no monitoramento com mapeamento sobre a possibilidade de chuva, através da análise do potencial de precipitação, a velocidade dos ventos, volume de chuva registrado e riscos de desabamentos e deslizamentos em toda a cidade.

Neste sentido, números, gráficos, mapas e equipamentos de monitoramento compõem as análises de risco meteorológico da Defesa Civil. Dentre outras especificações, o sistema de monitoramento deverá ser formado por câmeras com sensores capazes de captar imagens em alta resolução e sistemas de alarme e alerta.

Ainda durante a 19ª sessão, foram aprovadas as indicações, de autoria dos vereadores Orlando de Amadeu (PSDB), Cleiton Bolly Bolly (SD), Canjirana (PSL), Luciano Almeida (MDB), Adailton Caçambeiro (PRP), Elimário Lima (PSDB), Manoel Almeida “Neco” (PSD), Manoel Carteiro (PSB), Vel Silva (PRP) e Deni da Metalúrgica (PSD) que solicitam ao Executivo obras de infraestrutura nas localidades indicadas.

Logo, foi votada e aprovada por unanimidade a indicação de nº 203/2019, de autoria do vereador Orlando de Amadeu, que solicita ao Executivo a construção de passeios, asfaltamento e esgotamento sanitário nas ruas Jota Simões, Canoa e suas travessas na localidade de Pitanga de Palmares.

O autor justificou que a indicação se faz necessária em virtude da necessidade de melhoria da qualidade de vida dos moradores. “Sabemos da necessidade da melhoria nas ruas da comunidade onde há mais de 20 anos não recebe benefício do poder público e está necessitando dessa medida, que é a pavimentação das ruas Jota Simões, Rua da Canoa, que são ruas onde o povo pisa realmente na lama. Nós acreditamos que as obras nas ruas Jota Simões e Canoa irão chegar sim para alegrar a comunidade quilombola de Pitanga de Palmares”, disse Orlando, ao lembrar que apresentou essa mesma indicação nos anos de 2009, 2010, 2011 e 2012.

Na sequência, foi votada e aprovada por unanimidade a indicação nº 204/2019, de autoria do vereador Cleiton Bolly Bolly (SD), que solicita ao Executivo a regularização fundiária, no bairro Coroa da Lagoa.

De acordo com o autor, a indicação tem por objetivo “regularizar situações de pessoas de baixa através da concessão de escrituras sob o ponto de vista patrimonial ou ambiental”.

“A regularização é necessária  como um meio de promoção de legalização das áreas conforme interesse público ou privado e destina-se a identificar, delimitar, avaliar e legitimar a propriedade por meio deste documento público que, inclusive, tem alto custo financeiro para a sua aquisição. Logo, é preciso que o poder público adote as medidas eficazes no âmbito municipal para assegurar a todos o direito a uma moradia digna”, disse Bolly.

Em seguida, foi votada e aprovada por unanimidade a indicação nº 205/2019, de autoria do vereador Canjirana (PSL), que solicita à Mesa Diretora a reiteração da indicação de nº 395/2018, que requer a reforma geral e melhorias no Centro Comercial Vereador Vivaldo Paim, no CIA I.

“Trata-se de uma reiteração de uma indicação importante e fundamental ali para o CIA 1 para os comerciantes daquela região. O Centro Comercial Vereador Vivaldo Paim no CIA 1 está necessitando urgente de reforma, uma reivindicação antiga daqueles comerciantes. O local precisa de uma reconstrução, haja vista que é o principal centro comercial ali do CIA”, enfatizou Canjirana, que teve o reforço do vereador Everton Paim na defesa da indicação da reforma do Centro Comercial que leva o nome do seu saudoso pai. “É uma honra participar da indicação de Vossa Excelência”, comentou Everton, que lembrou da festa dos 50 anos do CIA.

Logo após, foi votada e aprovada por unanimidade a indicação nº 207/2019, de autoria do vereador Adailton Caçambeiro (PRP), que solicita ao Executivo a revitalização da pista de corrida do Guerreiro, com a construção de um espaço para vaquejada, uma pista para marcha de picado e largo e um rodeio, no Haras Savana, em Góes Calmon.

Vereadores na 36ª Sessão Ordinária

Na justificativa, o autor ressalta que a indicação tem por objetivo incentivar a vaquejada, não só visando a geração de empregos e reconhecimento dessa prática, mas também preservar uma atividade recreativa e competitiva com características de esporte do nordeste brasileiro. A Vaquejada tornou-se um negócio lucrativo, movimentando grandes valores anualmente, premiações e espetáculos que envolvem empregos diretos e indiretos gerando renda para a cidade.

“Hoje, no município ainda existem pistas de vaquejada, porém, são privadas. Hoje, temos o Haras Savana, uma grande fazenda que é do município que pode fazer um espaço de vaquejada como existe em grandes cidades, como existe em Serrinha e temos bastante praticantes nesta cidade. Temos várias pistas de vaquejada em nossa cidade e podemos incentivar e solicitar do município a concessão de espaço para que alguma empresa possa explorar esse esporte no município”, defendeu Caçambeiro que, na oportunidade, parabenizou aos vaqueiros e amazonas que participaram da cavalgada realizada no dia 24 de novembro.

Depois, foi a vez da indicação nº 208/2019, de autoria do vereador Elimário Lima (PSDB), aprovada por unanimidade, que solicita ao Executivo a pavimentação asfáltica da Rua das Flores, no bairro de Aratu.

Na justificativa, o autor da indicação reforça a necessidade dos moradores da Rua das Flores, em Aratu, pela pavimentação asfáltica com a construção de passeios e melhoria da iluminação para a circulação de veículos e pedestres.

“Reivindico mais uma obra na comunidade de Aratu, que é uma das comunidades carentes que foi esquecida por muito tempo. Fui procurado por vários moradores da comunidade que me pediram para colocar essa indicação. Estou aqui para trabalhar pelo bem do povo de Simões Filho, especialmente, pelas comunidades onde representamos e representamos muito bem”, pontuou Elimário.

Na continuidade, a indicação nº 209/2019, de autoria do vereador Manoel Almeida “Neco” (PSD), aprovada por unanimidade, solicita ao Executivo a construção de uma quadra esportiva com iluminação e telamento e Praça com equipamentos de Ginástica, na Rua 14 de Maio, no bairro Riacho Doce.

“Venho mais uma vez solicitar a intervenção, desta feita, na Travessa Getulio Vargas, no bairro Ponto Parada, mais precisamente, na Rua do Tamarineiro onde necessita de intervenções de ordem estrutural, pavimentação asfáltica, uma reforma de uma escada e contenção de encostas. Tenho certeza que essas intervenções vão chegar”, afirmou Neco, que teve a indicação subscrita pelos vereadores Eri Costa (DEM) e Cleiton Bolly Bolly (SD).

Por fim, foi votada e aprovada por unanimidade a indicação nº 212/2019, de autoria do vereador Deni da Metalúrgica (PSD), que solicita à Mesa Diretora a reiteração da indicação nº 297/2018, que requer ao Poder Executivo obras de infraestrutura nas ruas Barreiras, Socorro, Itapetinga, Jacuípe e G, no bairro Coroa da Lagoa.

“Atendendo ao pedido dos moradores, solicito a revitalização asfáltica e a reforma das escadas das ruas citadas no bairro da Coroa da Lagoa, que é um bairro importante carente de muitos benefícios. Nós precisamos da escadaria ser reformada, pavimentação asfáltica e muitas coisas mais. A gente fica incumbido de ver a necessidade daquele povo e chega a tribuna da Casa e vem fazer o papel da gente que é solicitar. A gente espera que o Executivo, com sua sensibilidade, possa atender essas demandas para que deixe aquele povo feliz de todo benefício que necessita aquela comunidade”, disse Deni.

Com o término das sessões ordinárias neste ano, caso exista a necessidade de se votar algum projeto em caráter de urgência durante o recesso parlamentar, sessões extraordinárias podem ser convocadas pelo presidente do Legislativo. Durante o ano, foram muitas as proposituras apresentadas pela Câmara de Simões Filho. Além de fiscalizar o Executivo, os vereadores também apresentaram muitas propostas, sempre pensando na melhoria da qualidade de vida da população.

Manifestação dos Vereadores

Com a proximidade das comemorações de final de ano, os vereadores usaram da palavra na tribuna na última Sessão Ordinária do ano de 2019 em que apresentaram um breve balanço das atividades legislativas, exaltando as ações, conquistas e realizações durante os seus mandatos e proferiram mensagens de agradecimento, de reconhecimento, de boas festas e de felicitações ao povo simõesfilhense.

Confira fotos da 36ª Sessão Extraordinária

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto:  Dan Coutinho