Em solenidade na Câmara, jovens participam de Juramento à Bandeira e recebem Certificados de Dispensa de Incorporação

O ato cívico-militar realizado na manhã desta quarta-feira (23), no plenário da Câmara, foi marcado pela presença maciça de jovens simõesfilhenses que prestaram Juramento de Compromisso à Bandeira Nacional e receberam Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), mais conhecido como Reservista.

Estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, o secretário de Governo (Segov), Edson Kipão, representando o prefeito Diógenes Tolentino, a coordenadora do Exército Brasileiro, Sônia Cordeiro, a secretária da Junta de Serviço Militar de Simões Filho, Marli Barreto, e a participação do poeta simõesfilhense, Cláudio Dória, que recitou poesia como forma de inspirar os jovens pelo sentimento de dever cívico e de patriotismo.

Na oportunidade, os jovens entoaram o Hino Nacional Brasileiro e prestaram Juramento à Bandeira, no momento em que prometeram se dedicar aos interesses da pátria e defendê-la, se necessário for.

A importância da participação dos jovens no processo de alistamento foi ressaltada pelo 1º Tenente Marcos da Silva Mattos, para o exercício de sua cidadania em plenitude, para a inserção no meio universitário e de trabalho, bem como outros serviços, como passaporte e cargos eletivos ou comissionados.

“Os jovens realizaram um juramento importantíssimo, não só para a vida deles, mas para a garantia da soberania do país. Eles, a partir de hoje, assumiram um compromisso solene perante as autoridades aqui representadas de defender a pátria e deram uma demonstração de que são cidadãos que têm o civismo no coração, honrando os símbolos nacionais. Os jovens estão de parabéns, porque fizeram a parte deles e estão agora como cidadãos plenos que podem usufruir de todos os seus direitos e cumprir o dever deles para com a pátria, aprimorando-se, estudando e trabalhando para serem bons cidadãos”, disse.

O Presidente da Câmara, Vereador Orlando de Amadeu (PSDB), parabenizou os jovens e destacou a importância desse momento. Em discurso, deixou sua mensagem especial aos jovens reservistas: “Quero saudar as pessoas mais especiais, que são os jovens, que recebem o certificado de reservista e, a partir de hoje, podem fazer qualquer tipo de documento, que antes, não podia fazer. Agora, já podem disputar uma vaga no mercado de trabalho, podem tirar passaporte e viajar para outro país, podem participar de concurso público. Eu quero parabenizar a todos vocês. Saiam com a cabeça erguida, com muito pensamento positivo, pensando em oportunidades, em trabalho e em estudar, porque os estudos levam vocês a serem o futuro do nosso país”, ressaltou o mandatário do Legislativo que, na oportunidade, realizou a entrega de certificado a um dos jovens.

Ao representar o prefeito Diógenes Tolentino na solenidade, o secretário da Segov, Edson Kipão, falou da importância do civismo na vida dos jovens que possuem deveres com a Pátria e desejou sucesso em suas vidas. “O Exército Brasileiro está dando a oportunidade de vocês serem o que vocês realmente devem ser: cidadãos brasileiros, com todo o direito que vocês têm. Hoje, vocês estão aptos a fazer tudo aquilo que vocês não poderiam fazer. Agradecemos a Exército Brasileiro por dar essa dignidade e o direito a vocês”, discursou.

Conforme informação da secretária da Junta Militar, Marli Barreto, os jovens foram alistados e dispensados do Serviço Militar. O Juramento é uma solenidade prevista no artigo 217, do Regulamento da Lei do Serviço Militar, na qual o cidadão dispensado da prestação de serviço militar assume, frente ao símbolo máximo da Pátria, o compromisso de se apresentar imediatamente em caso de uma convocação de emergência pelo Exército Brasileiro.

Durante o ato simbólico, foram entregues alguns Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) pelas autoridades e por familiares que acompanharam os jovens na solenidade, sem deixar de ressaltar o objetivo desta solenidade em promover o juramento de lealdade e compromisso com a pátria.

Reservista

O Alistamento Militar é obrigatório para homens de 18 a 45 anos de idade e necessário para que o jovem exerça a sua cidadania plena, isto é, tenha acesso a serviços e ingresse ou não no Serviço Militar. O Certificado de Dispensa de Incorporação é indispensável e de suma importância para todo cidadão do sexo masculino.

Sem o documento, o jovem ficará impedido de prestar concurso público, retirar documentos, como passaporte, Título de Eleitor, ter acesso a emprego público ou privado, se matricular em curso superior, realizar concursos públicos, etc.

Com a dispensa, os jovens ficam “em dia” com as obrigações militares, na possibilidade de ingressarem nas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) que ofertam vagas para nível técnico e nível superior.

Aqueles que não participaram da cerimônia de entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação devem comparecer nas respectivas Juntas de Serviço Militar da cidade, portando os documentos de alistamento para a retirada do CDI.

Confira imagens do encontro

Crédito da foto: Rafael Santana