Em solenidade marcada por emoção e reconhecimento, mulheres são homenageadas com Medalha Noêmia Meirelles Ramos – edição 2020

Vinte notáveis mulheres dos mais diferentes segmentos da sociedade que marcam a história da cidade foram condecoradas com a medalha Noêmia Meirelles Ramos – edição 2020, em Sessão Solene realizada na segunda-feira (9), no plenário da Câmara, como gesto de reconhecimento do Legislativo às mulheres de destaque pelos relevantes serviços prestados à comunidade. As personalidades femininas foram agraciadas pelos vereadores com a honraria, em comemoração alusiva ao Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 8 de março. Com a casa cheia, as homenageadas tiveram uma tarde e uma noite de pura emoção e reconhecimento.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), que conduziu a Sessão, pela primeira-dama, ex-vereadora e atualmente deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), pelo vice-prefeito Sid Serra e pelos vereadores Del (SD) e Manoel Carteiro (PSB).

Mesa de honra da solenidade

A solenidade também reuniu demais vereadores, secretários municipais, autoridades eclesiásticas, políticas, representantes do judiciário, imprensa, além da presença de familiares e amigos das homenageadas e de dezenas de convidados no plenário que ficou completamente lotado pela participação expressiva de mulheres.

Como gesto do presidente da Casa, as 20 homenageadas ocuparam lugar especial no plenário que foi palco da sessão também conduzida pelo mestre de cerimônia, Carlos Oliveira. Como de costume, foram executados os Hinos Nacional e do Município, registradas as presenças das autoridades e lidas as correspondências alusivas à solenidade.

Em sua apresentação, a talentosa cantora Milena Nascimento, artista da Boa Terra,  acompanhado de seu violonista, abrilhantou a solenidade interpretando belas canções do seu repertório em homenagem a elas.

Apresentação de Milena Nascimento

Em discurso, o presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), fez a abertura oficial da solenidade no momento em que ressaltou a importância da Medalha Noêmia Meirelles Ramos como forma de homenagem justa e merecida prestada pela Casa às mulheres que fazem a diferença na comunidade.

“Estamos vivenciando conquistas importantes, porque tivemos pessoas na história, a exemplo de Noêmia Meirelles Ramos, uma referência de mulher que sempre esteve à frente do seu tempo e que fez mais do que deveria fazer e foi além das obrigações. As nossas homenageadas com esta importante honraria são mulheres corajosas, guerreiras e íntegras que têm a cara e o jeito de ser do nosso povo”, discorreu.

Além disso, o mandatário do Legislativo manifestou a grande satisfação do Legislativo pelo reconhecimento e parabenizou a todas as mulheres pelo seu dia, em especial, as mulheres simõesfilhenses.

Mesa de honra da sessão solene

“As mulheres têm trilhado um caminho de destaque em diversos segmentos. Fico feliz em participar de mais um momento importante como esse, em que grandes mulheres do nosso município são homenageadas. São mulheres da nossa Boa Terra que merecem admiração, respeito e reconhecimento!!!”, ressaltou.

Quem também honrou com a presença na solenidade foi a primeira-dama e atualmente deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), que ocupou o cargo de vereadora, quando a medalha Noêmia Meirelles Ramos foi criada através de Projeto de Lei apresentado no ano de 2013 quando esteve, à época, no cargo de vereadora. “Eu tenho história nesta Casa. Muitas vezes eu presidi esta sessão especial porque sei da importância de receber uma homenagem como essa. É o reconhecimento de um trabalho prestado pelas mulheres com muito amor, muita dedicação e luta”, disse. “Quero parabenizar a todas as mulheres!”, desejou.

Com discurso forte e emocionado, a deputada lembrou da importância da participação das mulheres na política, destacou as conquistas de espaço, direitos e desafios enfrentados no dia a dia e falou sobre a importância de dar voz a elas.

Deputada Estadual Kátia Oliveira

“Nós somos capazes e precisamos só de oportunidade”, expressou Kátia que destacou algumas de suas conquistas na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na luta pela implantação de políticas públicas efetivas em defesa dos direitos das mulheres, a exemplo do Projeto ‘Parada Segura’ e da Campanha Estadual Maria da Penha com palestras educativas em escolas estaduais e particulares no combate à violência contra as mulheres.

A tarde e a noite de segunda-feira foram marcadas por homenagens e abrilhantadas pelas belas histórias e pelos exemplos de simplicidade da vida, de força de vontade, de determinação, de luta, de superação de desafios, pela fé, enfim, dededicação à educação, de integração familiar, de mais respeito e dignidade a todas, de cada homenageada apresentadas em vídeo durante a solenidade. A emoção tomou conta dos presentes que prestigiaram este momento da sessão quando cada biografia relatou a importância das homenageadas pelos vereadores.

Diante de tantas histórias de vida, existe algo em comum em todas as mulheres homenageadas: dedicação e superação.

Sob fortes emoções e aplausos, cada um dos vereadores entregou a medalha as suas respectivas homenageadas, acompanhada de flores e rosas vermelhas, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade e também como forma de simbolizar a sensibilidade feminina e a admiração por tão importante papel da mulher na sociedade. Elas se sentiram honradas e gratas e, ao mesmo tempo, emocionadas por esse reconhecimento da Câmara Municipal.

Na ocasião, o presidente do Legislativo dedicou homenagem especial com entrega de flores a deputada Kátia Oliveira, por ser a única mulher representante do Legislativo Estadual na ALBA e também as secretárias de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Andréa Pereira, e a de Políticas para a Mulher, Andréa Almeida.

Honraria

A Medalha Noêmia Meirelles em comemoração alusiva a Dia Internacional da Mulher, lembrado anualmente no dia 8 de março, foi criada e instituída pelo Projeto de Lei nº 901/2013, através da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres do Legislativo Municipal, em 2013, à época, presidida pela então Vereadora Kátia Oliveira (MDB), para homenagear personalidades femininas em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade e representa uma forma de enaltecer as mulheres do município.

Medalha Noêmia Meirelles Ramos

A honraria leva o nome de Noêmia Meirelles Ramos, a segunda prefeita de Simões Filho e primeira mulher eleita na Bahia.

Todos os anos, os vereadores indicam mulheres que se destacam ou se destacaram na sociedade para serem homenageadas. As indicações dos nomes apresentados pelos parlamentares são votadas em Sessão Ordinária e, depois de aprovadas, recebem a medalha em Sessão Solene, conforme determina a Lei.

Por se destacarem, estas mulheres tornam-se personalidades, muitas vezes anônimas, mas que merecem um olhar diferenciado pelo trabalho que desenvolvem de total dedicação às inúmeras causas sociais. A medalha visa dar importância ao momento de evidência de diversos contextos que colocam a mulher em posição de destaque e busca legitimar seus espaços e discursos.

A Câmara Municipal parabeniza a todas as mulheres do município e reforça que além da homenagem, o trabalho do Legislativo está voltado em defesa de políticas públicas concretas e efetivas voltadas para o segmento feminino e pela garantia dos direitos das mulheres.

 

Confira a lista com nomes de todas as 18 homenageadas:

 

Vereador: Adailton Santos de Andrade

Homenageada: Olga Freitas da Silva

 

Vereador: Cleiton Aparecido dos Santos Alves

Homenageada: Jacira Barbosa Menezes Teixeira

 

Vereador: Denilson das Neves Santos

Homenageada: Antonidete Leite Pereira

 

Vereador: Devaldo Soares de Souza

Homenageada: Josimara Soares Oliveira

 

Vereador: Elimário dos Santos Silva

Homenageada: Genilda Clímaco Dias

 

Vereador: Erivaldo Canjirana dos Santos

Homenageada: Annuska Santana Bomfim Borges

 

Vereador: Erivaldo Costa dos Santos

Homenageada: Hanna Victória Clímaco de Jesus dos Santos

 

Vereador: Everaldo da Silva

Homenageada: Helena Rodeiro da Silva

 

Vereador: Everton Garcia Lima

Homenageada: Helena Nazaré Lopes

 

Vereador: Genivaldo Ferreira Lima

Homenageada: Denise dos Santos Araújo

 

Vereador: Jailson Soares Bispo

Homenageada: Balbina Francisca dos Santos

 

Vereador: José Arnoldo dos Santos Simões

Homenageada: Graça Maria Lopes dos Santos

 

Vereador: Luciano da Silva Almeida

Homenageada: Sidneia Oliveira dos Santos

 

Vereador: Manoel Almeida de Jesus

Homenageada: Marizete do Nascimento Silva

 

Vereador: Manoel de Santana Conceição

Homenageada: Joana Santos Clímaco

 

Vereador: Orlando Carvalho de Souza

Homenageada: Walquíria Santos Nunes dos Santos

 

Vereador: Paulo Laécio de Oliveira Valentim

Homenageada: Gabriela Mel Girassol

 

Vereador: Sandro Moreira Gonçalves

Homenageada: Zélia dos Santos

 

Confira os belos momentos de homenagem às 20 mulheres durante a solenidade da Medalha Noêmia Meirelles Ramos

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Rafael Santana