Em primeira Sessão Ordinária de 2020, Câmara aprova indicações com nomes de mulheres para homenagem com entrega da medalha Noêmia Meirelles Ramos

Em primeira Sessão Ordinária do ano diferenciada das demais, marcada pelo reconhecimento às mulheres indicadas, o plenário aprovou na manhã desta terça-feira, 3, indicações, de autoria dos vereadores, com os nomes de personalidades femininas que serão agraciadas com a concessão da medalha Noêmia Meirelles Ramos. A honraria é entregue anualmente pela Casa Legislativa, sempre no mês de março, quando se comemora o “Dia Internacional da Mulher”, àquelas que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à comunidade em diversos segmentos.

Os vereadores protocolaram as indicações junto ao setor de Redação e Debate com as biografias das respectivas mulheres a serem homenageadas. As indicações entraram na pauta de votação na Ordem do Dia da primeira Sessão Ordinária do ano de 2020, após o recesso do Legislativo.

Primeira Sessão Ordinária de 2020

Na tribuna, os edis apresentaram um breve resumo das biografias no momento em que enalteceram a história e o exemplo de vida de cada uma das indicadas.

Durante os trabalhos, os vereadores Láecio Valentim (PSB) e Vel Silva (PRP) tiveram seus requerimentos aprovados em plenário para incluir as indicações com os nomes de suas homenageadas.

Para o presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), a iniciativa é o reconhecimento a mulheres que tenham prestado relevantes serviços ao município em diferentes setores.

“O objetivo é valorizar as mulheres protagonistas que se destacaram profissionalmente, que exerceram papel relevante e que contribuem e/ou contribuíram ativamente para o desenvolvimento do município”, enfatizou o presidente.

Em reconhecimento a todas elas, a Sessão Solene que concede a medalha Noêmia Meirelles Ramos, uma das honrarias mais importantes da Casa, será realizada no dia 9 de março, às 14h, no plenário da Câmara, localizado na Praça da Bíblia, s/n, Centro.

A solenidade será transmitida ao vivo pela página da Câmara no Facebook (www.facebook.com/cmvsf), pelo site institucional do Legislativo (www.camarasimoesfilho.ba.gov.br) e também pela Rádio Simões Filho FM 87,9.

Honraria

A Solenidade de entrega da Medalha Noêmia Meirelles Ramos foi criada e instituída pela Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, em 2013, na época, presidida pela então Vereadora Kátia Oliveira (MDB) para homenagear diversas mulheres em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade.

A Medalha leva o nome de Noêmia Meirelles Ramos, a segunda prefeita de Simões Filho e primeira mulher eleita na Bahia.

A escolha das homenageadas é feita por meio de indicações apresentadas pelos vereadores, conforme determina o decreto legislativo que trata da concessão da medalha.

Todas as indicadas receberão a medalha Noêmia Meirelles Ramos a ser entregue em Sessão Solene na Câmara Municipal. Durante a entrega das medalhas em solenidade, a história de cada homenageada é apresentada à comunidade. Cada um dos 19 vereadores dedica homenagem especial às suas indicadas em reconhecimento pela contribuição de relevantes serviços prestados à comunidade e para o desenvolvimento do município e da população nos variados setores.

Confira as imagens da Primeira Sessão Ordinária de 2020

Crédito da foto: Dan Coutinho e Rafael Santana