Na 22ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (12), vereadores aprovaram a indicação de autoria do parlamentar Del Capoeira (SOLIDARIEDADE), que solicita a inclusão da disciplina de capoeira do currículo das escolas do município.
De acordo com a justificativa, “a capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende vários elementos como arte marcial, esporte, dança, música, etc. porém, a sua maior expressão é cultural porque valoriza principalmente a etnia negra trazendo à memória a luta árdua pela liberdade. Ela constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas e academias”.
O texto argumenta também que a inserção da arte como disciplina terá como objetivos proporcionar aos alunos maior compreensão da importância desta expressão cultural enquanto fator de integração social, combater o preconceito racial e religioso, contribuir para a elevação da autoestima das crianças e adolescentes do município e reaproximar as escolas das culturas populares”.
Durante a discussão da matéria, Del falou que a capoeira é um grande instrumento de transformação na vida de jovens, adolescentes e adultos. “O nosso prefeito tem um olhar sensível à cultura e ao esporte, já tem demonstrado isso, então creio que essa indicação vai ser contemplada pelo executivo”.
Everton das Placas (União) declarou que é importante a arte na vida de muitos jovens do município, “não só a capoeira, mas todos os esportes quem vem mudando a realidade, tirando as pessoas da drogas, das atividades ilícitas e vem transformando os jovens dentro da família”.
A matéria explica que o ensino nas escolas será aplicado não apenas através do esporte, como também através de pesquisa, estudos e outros recursos educativos que promovam a interdisciplinaridade curricular, sendo facultativo a participação dos alunos.