Debate sobre participação feminina nos espaços de poder domina 1º Seminário “Mulheres na Política” no plenário da Câmara

A busca por um maior engajamento das mulheres na política e incentivo ao público feminino na vida pública e profissional dominou o debate durante o 1º Seminário “Mulheres na Política”, realizado na tarde de quinta-feira (5), no plenário da Câmara, de iniciativa da deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), anfitriã do encontro, que teve o objetivo de discutir a participação feminina nos espaços de poder e no mercado de trabalho, além de estratégias para ampliar essa representatividade. Entre as palestrantes convidadas, a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador, Ana Paula Matos, e a gestora educacional e psicóloga, Eliane Sousa.

Participaram do encontro o prefeito Diógenes Tolentino, o vice-prefeito Sid Serra, o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), o presidente da Comissão dos Direitos da Mulher do Legislativo, Eri Costa (DEM), os vereadores Everton Paim (PSD), Jailson ‘Jajai’ (PP), o líder do governo, Manoel Almeida “Neco” (PSD) e Manoel Carteiro (PSB), secretários municipais e centenas de mulheres, entre elas, autoridades, lideranças políticas do município e da região e representantes de comunidades que lotaram o plenário.

Em discurso voltado ao público feminino, o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), parabenizou pela iniciativa e defendeu a realização de ações como essa nas comunidades para estimular e incentivar o engajamento e a participação das mulheres no mercado de trabalho, principalmente, nos espaços de poder. “Vocês mulheres estão no comando dessa cidade. Vamos torcer que realmente, a gente faça uma Câmara mais feminina. Para a Câmara de Vereadores, é muito importante esse seminário, contem com essa Casa e com o nosso apoio sempre que precisar”, sintetizou o mandatário do Legislativo Municipal, na presença do presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, vereador Eri Costa (DEM).

Em sua apresentação, a deputada Kátia Oliveira chamou a atenção para os dados relacionados às mulheres na política e no mercado de trabalho. Segundo ela, no mercado de trabalho, as mulheres ganham em média 30% a menos em relação a homens em funções similares. Já em relação aos cargos eletivos, no Senado, na Câmara dos Deputados e nas Assembleias Legislativas a proporção de senadoras e deputadas é em torno de 15% apenas.

Com base nos números apresentados, a parlamentar defendeu o fortalecimento das ações para incentivar a participação das mulheres na política e garantir que elas possam ter condições de igualdade para disputarem e ocuparem cargos públicos e ressaltou ainda que é preciso mudar o cenário de desproporção entre a população feminina e as eleitas para cargos públicos.

Na visão da deputada, é preciso aumentar o número de mulheres em cargos de poder para aprofundar o debate em torno de temas de interesse do público feminino, como a violência contra as mulheres, a desigualdade nos salários e das condições para disputar eleições.

“Precisamos de mais mulheres nos espaços de poder e, para isso, precisamos de mais mulheres participando ativamente da política, disputando cargos de igual para igual. Precisamos, sim, despertar nas mulheres a vontade de sair dos bastidores e seguir para a linha de frente”, ressaltou a deputada. “Somos a maioria da população, mas a minoria nos cargos eletivos. Isso precisa mudar”, frisou.

Em sua explanação, a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador, Ana Paula Matos, ressaltou que “quem diz que não gosta de política é dominado por quem gosta” e, como forma de incentivo e de motivação, destacou que as mulheres são líderes e, por isso, precisam ter igualdade de oportunidades de estar na política para dar sua contribuição nos espaços de poder e decisão.

A gestora educacional e psicóloga, Eliane Sousa, que ministrou a palestra com o tema “importância da qualificação técnica e profissional para o exercício da função pública” enfatizou sobre a necessidade da educação e da busca por conhecimento para a atuação na vida pública.

“A importância da qualificação profissional para o exercício de qualquer profissão é essencial e ações como essa, certamente, vão fomentar o interesse da mulher na política para pensar em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das mulheres”, afirmou a palestrante.

Durante o seminário, as participantes tiveram a oportunidade de discutir com perguntas sobre políticas públicas atuais de fomento à participação das mulheres na política, as ações realizadas por partidos, o baixo percentual de mulheres eleitas e as propostas que estão em debate para favorecer o ingresso do público feminino na vida pública. Ao final do encontro, foi realizado um sorteio de brindes para as participantes.

O evento foi transmitido ao vivo pela internet através do Facebook da Câmara (www.facebook.com/cmvsf) e do Facebook da  deputada estadual Kátia Oliveira (MDB). Os interessados podem conferir a íntegra do 1º Seminário disponível nas redes sociais e também no site do Legislativo Municipal (www.camarasimoesfilho.ba.gov.br).

Confira as fotos do seminário

Crédito da foto: Dan Coutinho