Indicação de criação de centro de assistência integral para autistas é aprovada na Câmara

Oferecer serviço especializado às pessoas diagnosticadas com autismo, avaliar as que têm suspeita ou que ainda não foram diagnosticadas para atender de forma interdisciplinar e humanizada é a proposta da solicitação do presidente, vereador Eri Costa (MDB), por meio da indicação de nº 151/2022, que solicita ao Poder Executivo a criação de um Centro de Assistência Integral ao Portador de Espectro Autista. A matéria foi aprovada na 14ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (31).

O centro será uma unidade e poderá contar com o Sistema Único de Saúde (SUS) e a proposta é possibilitar a criação de espaço de aprendizagem, interação e desenvolvimento intelectual, favorecendo a integração e socialização, além de oferecer o acolhimento adequado dos familiares.

Na justificativa da matéria, o parlamentar explicou que o autismo recebe o nome completo de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), desde 2013, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), e é considerado um transtorno mental de desenvolvimento que causa problemas na linguagem, comunicação, interação social e comportamento.

O texto argumenta ainda que “nem todo mundo sabe, mas o autismo não se apresenta de forma semelhante em todas as crianças com o quadro”. Ele reforçou que a diferença está no desempenho dessas pessoas que, com acompanhamento médico e psicológico, podem desenvolver mais suas habilidades sociais.

“O autismo não tem cura, ou seja, uma criança diagnosticada com autismo seguirá com o transtorno durante todas as fases da sua vida. Por isso, quando o diagnóstico e tratamento começam cedo, mais eficiente é a resposta e o dia a dia dessa pessoa se torna mais fácil”, falou Costa.