Capacitação de agricultores familiares é aprovada na Câmara

Na 11ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (10), foi aprovada a indicação de nº 124/2022, de autoria do vereador Roberto Souza (PODEMOS), que solicita ao Poder Executivo a capacitação de agricultores familiares.

“A inserção efetiva da agricultura familiar na cadeia produtiva busca o desenvolvimento de uma produção econômica, social e ecologicamente viável, que estimula a geração de emprego e renda. Podendo trazer resultados positivos, incluindo a redução da pobreza e a permanência do homem no campo, juntamente com toda a sua família. O resgate da sua autoestima em relação ao trabalho rural torna, hoje, os produtores grandes interessados nas capacitações sobre o sistema de produção e boas práticas de cuidados ao meio ambiente”, argumentou o parlamentar, na justificativa da matéria.

Durante a discussão da indicação, Souza comentou que o projeto é para dar dignidade e conhecimento às pessoas. “Assim como em todas as áreas, a área rural requer essa capacitação, essa inovação. Então acho de suma importância dar essa oportunidade a essas pessoas, dar outro viés econômico ao município não só na parte industrial. Simões Filho tem uma vocação para a parte de agricultura familiar”.

A capacitação busca proporcionar conhecimento nas áreas de alimentação alternativa, apicultura, artesanato, avicultura,  bovinocultura do leite/corte, caprinocultura,  cooperativismo/associativismo, cultivo da mandioca, dirigentes de associação, fruticultura, gerenciamento e comercialização, nutrição animal, olericultura, organização rural, piscicultura, processamento artesanal da mandioca, processamento artesanal de frutas, processamento artesanal do leite, processamento artesanal do pescado, recuperação de pastagens, suinocultura, tratorista, vaqueiro, viveiro de mudas, processamento artesanal da carne de bode.

De acordo com o vereador, as atividades desenvolvidas consistem em levar conhecimentos aos produtores rurais, proporcionando a eles a ampliação da sua produção, a produtividade, tornando-os mais competitivos, conquistando novos mercados e agregando valor aos seus produtos.