Câmara presta moção de pesar pela morte de Bernadete Pacífico

Na 20ª Sessão Ordinária, realizada na última terça-feira (22), a Câmara Municipal aprovou a moção de pesar, de autoria de todos os parlamentares, pelo falecimento da líder quilombola, vítima de violência no último dia 17, em Simões Filho. Bernadete tinha 72 anos, e deixou familiares e amigos. Era líder na Comunidade Quilombo Caipora, em Pitanga de Palmares e há anos lutava pelos direitos da população quilombola e negra brasileira.

Confira a justificativa na íntegra:

“A Sra. Bernadete nasceu e foi criada no Caminho de Areia. Filha de Ubaldino Góes Pacífico e Maria Alvina do Nascimento, mãe de dois filhos e avó de três netos.

Ao chegar em Simões Filho, iniciou sua carreira como Administradora Distrital, defendendo seus ideais e os direitos do seu povo. Representou o Município e o Estado da Bahia na Alemanha e teve a honra de receber o Selo Quilombola, Selo da Agricultura Familiar e Garantia Orgânica.

Recebeu, ainda, a Medalha Noêmia Meirelles Ramos, honraria conferida por esta Casa Legislativa a mulheres que possuem relevante trabalho prestado ao nosso Município.

Atualmente trabalhava como Coordenadora Nacional da CONAQ. No comando da entidade, ela era responsável por mobilizar as comunidades quilombolas em todo o País, por meio do reconhecimento legal de direitos específicos, no que diz respeito ao título de reconhecimento de domínio para as comunidades quilombolas.

O legado de Bernadete transcende sua partida física, sua luta pelos quilombolas, contra a discriminação, o racismo e intolerância religiosa continuarão inspirando as gerações futuras a seguirem em busca de um país mais justo e igualitário, onde as minorias são vistas e tratadas com dignidade e respeito.

Sua morte enluta não somente seus familiares e amigos, mas toda sociedade brasileira.

Aos seus familiares, nossas sinceras condolências, reiterando que esta Casa não poderia deixar de se associar ao seu pesar.

Manifestamos nosso profundo respeito e rogamos a Deus que traga conforto aos corações enlutados

Neste momento de profunda dor e pesar, estendemos nossa mais sincera solidariedade à família, aos amigos e companheiros de Luta de Bernadete.

Repudiamos com veemência todos os atos de violência que buscam silenciar as vozes da população quilombola e negra do Brasil, expõe a vulnerabilidade da segurança e demonstra um desrespeito aos direitos e garantias fundamentais resguardados na Constituição da República Brasileira.”