Câmara passa por desinfecção em todos os ambientes no combate ao Coronavírus

Para intensificar o combate e prevenção à Covid-19 e garantir mais segurança, o prédio da Câmara Municipal de Simões Filho passou por um trabalho de desinfecção de todo o espaço físico das dependências do Legislativo na tarde de terça-feira (16), como medida de prevenção à infecção pelo Coronavírus.

Área externa da Câmara

A ação de desinfecção foi realizada por agentes da empresa Jotagê, especializados no manuseio do produto químico, que fizeram a higienização completa em todas as áreas de uso comum e superfícies que poderiam oferecer qualquer risco aos vereadores, servidores, demais funcionários e profissionais de imprensa, como Plenário, área de intensa circulação, tribunas, cadeiras da assistência, maçanetas, balcões, banheiros, corredores, eletrônicos, portas, janelas, recepção, setores administrativos, nos 19 gabinetes dos vereadores nas superfícies, paredes, teto, pisos e mobiliário de uso comum e também nos ambientes externos, como garagem e pátios, como preconiza as autoridades em Vigilância Sanitária e Saúde para uma higienização mais segura a fim de manter os ambientes limpos.

O procedimento de desinfecção realizado em horário reservado, sem a concentração de pessoas, contemplou ações de higienização com a aplicação do produto químico em ambientes e materiais para a eliminação de microorganismos, como bactérias, fungos, ácaros, além do vírus, responsável pela pandemia da Covid-19.

Desinfecção nos ambientes internos da Casa

O presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), explicou que a medida de desinfecção foi tomada como maneira de garantir e preservar a saúde dos vereadores, servidores e da população, uma vez que a Casa Legislativa tem muita circulação de pessoas. Mesmo com o acesso restrito, a Mesa Diretora achou que a melhor medida seria a desinfecção do prédio.

“Prezando pela segurança dos servidores que exercem atividades essenciais na Casa e também dos vereadores, solicitamos a realização dessa desinfecção. Estamos tomando todas as precauções possíveis no sentido de preservar a vida dos funcionários, vereadores, como também da população que frequenta a Casa Legislativa”, reforçou o presidente.

A ação já é adotada em outros prédios públicos municipais. A Câmara não possui nenhum caso registrado de Coronavírus, mas a medida atende a uma orientação e recomendação do Ministério de Saúde e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

Higienização do Plenário da Casa

Neste sentido, o Legislativo Municipal vem seguindo todas as orientações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e dos decretos municipais no que tange às medidas de prevenção e de segurança no combate ao vírus.

Desde o início da pandemia, medidas preventivas e restritivas necessárias foram adotadas para ter acesso ao interior da sede do Legislativo, como: limpeza das mãos com água e sabão e álcool em gel 70% e o uso obrigatório de máscaras. A aglomeração de pessoas ou visitação institucional foram suspensas.

O presidente do Legislativo destaca que a Casa vem seguindo as recomendações das autoridades de saúde e sanitárias para evitar a proliferação da doença. Há meses, a Câmara tem intensificado a higienização nos equipamentos de uso individual e coletivo, disponibiliza álcool em gel para a higienização das mãos dos servidores e demais funcionários, suspendeu, até segunda ordem, as Sessões Solenes e Especiais e atividades que envolvam a circulação de público externo. Também determinou que os servidores com mais de 60 anos e do grupo de risco com doenças crônicas realizem os serviços essenciais de maneira remota.

O Legislativo pretende aplicar testes de Covid-19 em todos os vereadores e servidores da Casa.

Eliminação de microorganismos nos banheiros

A Câmara tem tomado todos os devidos cuidados de higienização e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados, mantendo as sessões ordinárias e extraordinárias de maneira remota através de sistema de videoconferência ou semipresenciais, com a presença apenas de vereadores, assessores e servidores indispensáveis ao andamento dos trabalhos, além dos profissionais de imprensa.

As sessões podem ser acompanhadas em tempo real pela população através de transmissão ao vivo e a íntegra está disponibilizada na página oficial da Câmara no Facebook (www.facebook.com/camarasimoesfilho) pelo site institucional do Legislativo (www.camarasimoesfilho.ba.gov.br) e também pela Rádio Simões Filho FM 87,9 (www.simoesfilhofm.com.br).

 

Casos

O município de Simões Filho registrou até terça-feira (16) 503 casos confirmados e 22 mortes, seguido de 2 casos suspeitos, 176 recuperados e 399 descartados, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

Medidas de prevenção:

As recomendações do Ministério da Saúde de prevenção à Covid-19 são:

 

– Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.

 

– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

 

– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

 

– Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.

 

– Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

 

– Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.

 

– Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.

 

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

 

– Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

 

– Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.

 

– Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.

 

– Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

 

– Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Rafael Santana