Em comemoração ao Dia do Idioma Libras, a Câmara Municipal promoveu, na tarde da última quarta-feira (30), uma oficina especial sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), no plenário da Casa, com o tema: “Libras, que língua é essa?”. A atividade foi conduzida pela intérprete Tatiana Mendes, que iniciou os trabalhos desmistificando mitos comuns sobre a língua dos surdos e destacando a importância do reconhecimento e da valorização da Libras como instrumento de comunicação e cidadania.
O evento contou com a presença significativa da comunidade surda, além de intérpretes em busca de aperfeiçoamento, pessoas interessadas em aprender mais sobre a linguagem, servidores da Casa, bem como o presidente da Câmara, Itus Ramos, e a vereadora Andrea Almeida.
A oficina teve início às 14 horas e proporcionou um espaço de aprendizado, troca de experiências e sensibilização sobre a cultura surda, aliando teoria e prática.
A iniciativa reafirmou o compromisso da Casa Legislativa com a promoção de uma sociedade cada vez mais inclusiva, respeitosa e acessível para todos. “Promover a Libras é promover cidadania e dar voz a quem, por muito tempo, foi invisibilizado. A inclusão começa com o conhecimento e a empatia”, destacou o presidente.
Imagine você ser estrangeiro em seu próprio país? Libras, por um mundo mais inclusivo!
Texto: Hugo Silva
Fotos: Jorge Reis