Câmara aprova mais 6 Indicações de nomes para honraria do Título de Cidadão Simõesfilhense e demais proposições na 64ª Sessão Ordinária

O plenário da Casa Legislativa aprovou, por unanimidade, na 64ª Sessão Ordinária desta terça-feira, 24, 6 Indicações, de autoria dos vereadores, que concedem Título de Cidadão Simõesfilhense a personalidades apresentadas pelos edis, além de mais 6 proposições em pauta na Ordem do Dia.

A primeira das Indicações aprovadas foi a de nº 322/2020, de autoria do vereador Eri Costa (MDB), que solicita à Mesa Diretora que conceda o Título de Cidadão Simõesfilhense para o Senhor Gervásio Vieira Ramos, que já atuou como empresário no segmento de transporte.

Vereador Eri Costa (MDB)

“Gervásio Ramos tem uma grande importância nesta cidade. O serviço que Gervásio prestou é uma das maiores, senão a principal prioridade do município para 2021, que é o desafio do transporte público municipal. Falando de transporte público municipal, a gente não pode esquecer de Gervásio Ramos, um cidadão que foi muito importante no processo político da cidade, uma pessoa que foi empresário no ramo de transporte, que colocou seus ônibus aqui. Além disso, ele chegou a ser candidato a prefeito.  A gente não pode esquecer os feitos das pessoas que colaboraram com o desenvolvimento da cidade de Simões Filho. Nada mais justo do que homenagear uma pessoa que lutou tanto pelo transporte em nossa cidade. Me sinto lisonjeado em homenagear Gervásio Ramos”, descreveu Eri, endossado pelas palavras dos vereadores Laécio Valentim (Podemos), Genivaldo Lima (DEM) e Neco Almeida (DEM).

A Indicação de nº 323/2020, de autoria do vereador Jailson ‘Jajai’ (PSC), que solicita à Mesa Diretora que conceda o Título de Cidadão Simõesfilhense para o Senhor Sílvio do Espírito Santo Souza, popular ‘Sílvio Souza’, presidente e editor do Site Mapele News, foi lida pelo vereador Neco Almeida (DEM) após solicitação verbal aprovada pelos demais edis, em razão da ausência do autor da proposição por motivo de força maior.

Vereador Neco Almeida (DEM)

“Esta é uma homenagem a Sílvio, do Mapele News, uma pessoa que temos admiração e um respeito enorme. É morador e defensor do bairro de Mapele e um profissional da área de comunicação dedicado no que faz. Sílvio já foi lembrado e homenageado em sessões anteriores pelo vereador Adailton Caçambeiro e por outros colegas por ser um homem simples, trabalhador e, acima de tudo, guerreiro”, enalteceu Neco.

Silvio é natural de Salvador, onde nasceu em 28 de janeiro de 1970 (50 anos de idade). É filho da Senhora Sônia Maria do Espírito Santo Souza (em memória) e do Senhor Henrique Souza (em  memória), é casado com a senhora Solange e é pai de três filhos: Paulo Roberto, de 10 anos, Salomão, de 4 anos, e sua esposa está gestante do terceiro filho.

De família de classe média e um trabalhador obstinado em busca de crescimento pessoal e profissional, Sílvio é dotado de um espírito empreendedor, em busca constante pela realização de sonhos elevados. No seio de sua família, aprendeu conceitos valiosos de vida, como a honestidade, princípio que carrega dentro de si por onde passa.

O homenageado tem uma carreira profissional marcada pela humildade, bom desempenho e muito trabalho, defendendo a velha máxima de que “com o trabalho, todos vencem”. Sílvio iniciou sua carreira no Esporte Clube Bahia onde teve passagem como jogador de futebol. Em outro momento da vida, também trabalhou na empresa M&M Telecomunicações e Engenharia LTDA, empresa de telecomunicações que prestou serviço para a TELEMAR.

Como presidente e editor do site Mapele News, milhares de simõesfilhenses puderam conhecer, de fato, as belezas naturais da Baía de Aratu. Neste sentido, Sílvio Souza se sente prestigiado por Deus em mostrar através de seu site belezas do distrito de Mapele, bairro que ele ama, localidade da Boa Terra especial pela sua rica cultura também marcada pela força dos pescadores. Com a rede de comunicação, adquiriu credibilidade, elevando a voz de um povo simples e humilde que, segundo ele, jamais desistirá de ser uma boa gente, que merece muito mais e que sonha um dia ter uma orla onde pode se tornar um pólo de atração e de geração de oportunidades e de renda para o povo de Simões Filho.

O vereador Vel Silva (PSD) apresentou a Indicação nº 324/2020, que solicita à Mesa Diretora que conceda o Título de Cidadão Simõesfilhense para o Senhor Crispiniano Isaías de Souza, conhecido carinhosamente por todos como ‘Sêo Lincoln’.

Vereador Vel Silva (PSD)

“Todo mundo conhece a história desse grande guerreiro chamado Crispiniano, ‘Sêo Lincoln’, pai de Dário Magalhães. A história dele na cidade fala tudo. Todos conhecem a sua história. Ele é uma pessoa que nasceu em Mata de São João, é avô, um pai de família e uma cara dedicado ao social. Muitas vezes, vemos ele nas rádios e nos sites, sempre brigando pela causa da cidade, em especial, do CIA 2. Todo mundo sabe a sua história. É um vereador sem mandato, é um cara que tem lutado por aquela comunidade e que tem serviços prestados nessa cidade”,  disse Vel , que teve sua homenagem elogiada pelos vereadores Genivaldo Lima (DEM), Elimário Lima (PSDB), Sandro Moreira (PSL), Everton Paim (MDB), Cleiton Bolly Bolly (MDB) e Neco Almeida (DEM).

As outras Indicações com mais três nomes para a honraria do Título de Cidadão Simõesfilhense também foram aprovadas por todos os vereadores, entre elas, a Indicação nº 325/2020, que solicita à Mesa Diretora que conceda o Título de Cidadão Simõesfilhense ao Senhor Tenente Elcimar Moreira da Silva, a Indicação nº 326/2020, que solicita à Mesa Diretora que conceda o Título de Cidadã Simõesfilhense à ex-professora do Colégio Padre Luiz Palmeira, Senhora Ivone Pereira Souza de Santana, e também a Indicação nº 327/2020, que solicita à Mesa Diretora que conceda o Título de Cidadã Simõesfilhense à cantora gospel e pastora, Senhora Walquíria Santos Nunes Santos, filha do Pastor José Rodrigues Nunes.

A concessão do Título de Cidadão Simõesfilhense tem como objetivo homenagear personalidades pelos relevantes serviços prestados no município em suas respectivas áreas de atuação. Para a escolha dos homenageados, cada vereador indicou os nomes que são apresentados em plenário para votação.

Além de homenagear personalidades que ocupam cargos e funções notórias em nossa sociedade, a sensibilidade dos vereadores contempla também pessoas simples e humildes da comunidade que fazem um trabalho social e vivem no anonimato.

A concessão da honraria do Título de Cidadão Simõesfilhense a pessoas não naturais do município, em reconhecimento aos serviços prestados em prol do crescimento e desenvolvimento da cidade e da melhoria da qualidade de vida da comunidade está prevista no Artigo 35, Inciso XVI, da Lei Orgânica do Município (LOM).

A solenidade de entrega do Título de Cidadão Simõesfilhense é realizada uma única vez a cada legislatura e cada vereador tem a oportunidade de indicar um nome para receber a homenagem.

Na pauta do Expediente, foram apresentadas outras proposições, também de autoria dos parlamentares, com solicitações de intervenções de infraestrutura para as referidas localidades citadas, entre elas, a Indicação nº 315/2020, de autoria do vereador Orlando de Amadeu (PSDB), que solicita à Mesa Diretora a reiteração das Indicações de nºs 004/2009 e 031/2017, que requerem ao Poder Executivo que interceda junto a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) pela implantação do sistema de abastecimento de água nas comunidades de Dandá, Palmares, Fazenda Baixão, Cidade de Deus e Pitanga de Palmares.

Vereador Orlando de Amadeu (PSDB)

De acordo com Orlando, a Indicação tem por objetivo oferecer condições de vida e de saúde às comunidades citadas, pois, segundo o autor da proposição, as localidades sofrem por serem abastecidas com água proveniente de poços artesianos onde “sempre ocorre problemas com a  distribuição de água por conta da manutenção dos equipamentos”.

“As comunidades de Palmares, Pitanga de Palmares e Dandá são abastecidas por poços artesianos e nós sofremos muito com esse abastecimento, pois constantemente a bomba quebra, queima, dá queda de energia, a tubulação quebra porque é rasa e os carros pesados passam pelas ruas. Desde 2009, venho fazendo essa solicitação. Conseguimos melhorar o abastecimento, mas o que o povo realmente quer é o abastecimento da água da Embasa, porque é uma água tratada, é uma água que vai ter um controle melhor pela Embasa. Nós continuamos fazendo essa solicitação para que aquela comunidade, que já existe há mais de 100 anos, consiga ter a sua água potável, a sua água tratada para o seu consumo”, defendeu Orlando, que teve seu apelo reforçado pelos vereadores Neco Almeida (DEM), Manoel Carteiro (Republicanos), Arnoldo Simões (Republicanos) e Adailton Caçambeiro (PSDB).

Os vereadores aprovaram por unanimidade a Indicação nº 316/2020, de autoria do vereador Neco Almeida (DEM), que solicita à Mesa Diretora a reiteração da Indicação de nº 074/2019, que requer ao Poder Executivo a implantação de rede de iluminação pública com lâmpadas de LED no entorno do anel viário de acesso à Avenida Elmo Serejo Farias, bem como paisagismo no local.

De acordo com o autor, esta solicitação é pela necessidade de intervenção pela melhoria das condições de iluminação e de infraestrutura no local que liga CIA-Aeroporto, BR-324 e que dá acesso à cidade de Simões Filho.

“O viaduto da BR-324 até o anel viário da BA 526, sentido Elmo Serejo, no passado, tinha uma iluminação na rotatória. Na construção do anel viário, a Bahia Norte não contemplou aquela rodovia com iluminação, e ali, evidentemente à noite, é uma situação de risco do acesso à cidade de Simões Filho. Essa reivindicação, tenho certeza, irá atender àquelas pessoas que ali circulam porque à noite é realmente um pouco escuro e uma via iluminada pode trazer uma segurança e uma beleza no local para quem trafega pela CIA-Aeroporto em direção as praias pelo acesso principal da cidade de Simões Filho”, justificou Neco, defendido pelo vereador Canjirana (PSL).

A Indicação de nº 317/2020, de autoria do vereador Sandro Moreira (PSL), que solicita ao Executivo a criação do Projeto Musicoterapia nos leitos hospitalares do município, foi aprovada por unanimidade.

Vereador Sandro Moreira (PSL)

Conforme o parlamentar, a proposição se faz necessária, uma vez que “o projeto de musicoterapia é uma inovação em procedimentos de saúde estabelecidos como terapia. É um método tecnicamente recente, se comparadas às terapias convencionais. O tratamento consiste na composição de melodias, ritmos e batidas que, quando utilizados de forma correta, trazem enormes benefícios para a vida e para a auto-estima dos pacientes. A música tem um papel fundamental na saúde mental das pessoas. O musicoterapeuta usa a música como elementos de som, ritmo, melodia e harmonia para a reabilitação física, mental e social dos indivíduos ou grupos ao empregar instrumentos musicais, cantos e ruídos para tratar pessoas com distúrbios da fala e de audição ou com deficiência mental. Atua também na área de reabilitação motora no restabelecimento das funções de acidentados e dos convalescentes de acidentes vasculares cerebrais. O profissional auxilia estudantes com dificuldades de aprendizado e contribui para melhorar a qualidade de vida de idosos e pacientes de doenças crônicas. O papel da música é o de promover a reabilitação de dependentes químicos e a reintegração de menores infratores”.

“Nós, cotidianamente, buscamos interagir com a população, com os problemas que atingem o nosso povo e, consequentemente, identificando situações adversas, dentre elas, o cuidado que devemos ter com as pessoas que estão enfermas ou aqueles que estão ou que têm algum tipo de debilidade quando estão acamados ou hospitalizados. Com o cuidado de identificar essas questões, me surge a ideia de solicitar ao Executivo Municipal a implementação desse projeto de musicoterapia nos leitos hospitalares do nosso município para fortalecer efetivamente a recuperação dessas pessoas”, destacou Sandro a Indicação subscrita por todos os vereadores.

A Indicação nº 318/2020, de autoria do vereador Cleiton Bolly Bolly (MDB), solicita ao Executivo a construção da Arena Bacurau com reforma do campo, escadaria, vestiário, estacionamento, refletores, cobertura, alambrado e rede de esgoto, localizada na Baixa da Jaqueira, no bairro Ponto Parada.

Vereador Cleiton Bolly Bolly (MDB)

“Esta Indicação, mais uma vez, visa um conjunto de obras, pois sabemos que o esporte é importante. Essa é uma solicitação dos moradores da Baixa da Jaqueira, comunidade onde eu moro há quase 40 anos, pois sabemos que a esperança deste povo é a esperança de dias melhores e, com certeza, estarei na luta em defesa do povo menos favorecido”, afirmou Bolly, que teve a proposição fortalecida pela contribuição dos vereadores Neco Almeida (DEM), Vel Silva (PSD), Elimário Lima (PSDB), Sandro Moreira (PSL), Orlando de Amadeu (PSDB) e Everton Paim (MDB).

O vereador Arnoldo Simões (Republicanos) apresentou a Indicação nº 319/2020, aprovada por unanimidade, que solicita ao Executivo a revitalização do calçamento na Rua Tijuca, no bairro Ponto Parada.

Vereador Arnoldo Simões (Republicanos)

De acordo com o vereador, a Indicação ora apresentada visa trazer qualidade de vida aos moradores da Rua Tijuca, pois a localidade, segundo o edil, encontra-se com calçamento quebrado. “Vale ressaltar que os moradores reclamam, pois o trecho tem uma grande dificuldade para os transeuntes. Portanto, visando atender os anseios de nossa população, é preciso que poder público faça a revitalização no local, pois já é de grande tempo que está lá, a comunidade reclama e pede a revitalização com certa urgência”, cobrou o parlamentar.

Outra importante proposição aprovada foi a Indicação nº 321/2020, de autoria do vereador Adailton Caçambeiro (PSDB), que solicita ao Executivo a instalação de pontos coletores de lixo eletrônico e de remédios não utilizáveis em pontos estratégicos do município.

Vereador Adailton Caçambeiro (PSDB)

Para o vereador, a solicitação tem por objetivo reduzir os impactos ambientais causados por diversas substâncias contidas nos aparelhos eletrônicos que, uma vez não separados corretamente na coleta, acabam contaminando o solo, bem como lençóis freáticos e a própria biodiversidade animal. Segundo o edil, o mesmo ocorre com os medicamentos depositados de forma errada.

“Venho pedir, reivindicar a instalação de caixas coletoras, que a nossa cidade ainda não tem para descartar baterias de telefone, pilhas, notebook, computadores, todos os aparelhos eletrônicos, além de remédios vencidos em casa em que as pessoas acabam jogando em um lixo orgânico, o que causa impactos ambientais e aos animais”, demandou Caçambeiro.

Na mesma sessão, o PL nº 003/2020, de autoria do vereador Arnoldo Simões (Republicanos), que reconhece atividades religiosas como serviços essenciais no município de Simões Filho foi encaminhado para as Comissões Permanentes de Justiça e Saúde e o PL nº 004/2020, de autoria do vereador Orlando de Amadeu (PSDB), que autoriza o Executivo a promover a Semana Municipal do Ciclismo, bem como a implantação de ciclovias e ciclofaixas no município de Simões Filho e dá outras providências foi encaminhado para as Comissões de Justiça, Finanças e Transporte.

Em curto espaço de tempo durante a Palavra Franqueada, alguns vereadores se revezaram no uso da palavra na tribuna e outros em seus assentos habituais no plenário onde o principal assunto abordado entre os parlamentares foi à disputa pela Presidência da Casa Legislativa.

 

Assista a Reportagem da 64ª Sessão Ordinária:

Ouça o Áudio da Reportagem da 64ª Sessão Ordinária: 

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da Foto: Rafael Santana