Câmara aprova Indicação para criação de Centro de Formação Técnico Profissional da Mulher e demais proposições na 60ª Sessão Ordinária

Na 60ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira, 27, o plenário da Câmara aprovou, por unanimidade, a Indicação nº 300/2020, que solicita ao Executivo a criação de um Centro de Formação Técnico Profissional da Mulher no município de Simões Filho, além de outras proposições, de autoria dos demais edis, entre elas, as que apresentam nomes de personalidades indicadas para serem agraciadas com o Título de Cidadão Simõesfilhense, como tradição da Casa Legislativa.

Na justificativa da Indicação, o Centro de Formação Técnico Profissional terá o objetivo de implementar políticas públicas para a profissionalização da mulher no desenvolvimento de ações educacionais e organizacionais que fomentem a qualificação e a formação contínua de trabalhadoras nas mais diversas áreas de atuação profissional, como necessidade de qualificação, ampliando as potencialidades e a capacidade de acesso da mulher ao mercado de trabalho para a busca de uma real independência econômica e, consequentemente, proporcionar melhor qualidade de vida à sua família no município.

Neste Centro serão oferecidos cursos de Marketing, Informática, Logística, Eletricista, Hidráulica, Mecânica, Soldadora, Empilhadora, Segurança do Trabalho, entre outros, voltados para setores onde a presença da mulher no respectivo mercado de trabalho ainda não tenha uma ocupação significativa.

Além deste item, também estavam incluídas na pauta e aprovados pelo Legislativo Municipal na sessão desta terça Indicações com solicitações de intervenções de infraestrutura e também de nomes de personalidades apresentadas pelos vereadores que serão agraciadas com o Título de Cidadão Simõesfilhense.

Votação das Indicações em plenário

Entre as aprovadas, está a Indicação nº 297/2020, que solicita à Mesa Diretora que conceda o Título de Cidadã Simõesfilhense para a Srª Maria dos Reis Lima de Jesus.

De acordo com a proposição, a homenageada tem história de 30 anos de serviços prestados como professora atuante na educação do município onde ensinou crianças, jovens, adultos do ensino fundamental e também lecionou em diversas disciplinas do ensino médio.

“A primeira escola em Simões Filho onde trabalhou foi no Luiz Viana, em Góes Calmon, no período da manhã e no período da noite, na Escola Laís Ferreira, onde lecionava no projeto chamado MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização, que tinha como objetivo alfabetizar os adultos que não tiveram oportunidade de infância. Posteriormente, trabalhou na Escola Alberto Silva onde atuou como vice-diretora, diretora e professora. Depois, foi lecionar no Colégio Reitor Miguel Calmon como concursada da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e ensinou ainda nas escolas de Aratu, Colégio Manoel Ferreira e Colégio Padre Luiz Palmeira como concursada no município de Simões Filho. Hoje, com 76 anos da idade, a Professora Maria dos Reis Lima de Jesus continua com o mesmo ideal de ver uma Simões Filho melhor”.

Na sequência, foi aprovada a Indicação de nº 298/2020, que solicita à Mesa Diretora que conceda o Título de Cidadã Simõesfilhense para a Srª Luciene Santana Machado.

De acordo com a biografia, a homenageada “nasceu no dia 26 de março de 1972, em Santo Estevão. Filha de Alcides Batista Machado e Maria Santana Machado, com apenas 2 meses de vida, sua família se mudou efetivamente para Simões Filho. Hoje, divorciada e mãe de Maria Eduarda Santana Chagas, aos 17 anos, começou a participar das gincanas esportivas e culturais que lhe deu notoriedade política. Ela participou ativamente de diversas atividades culturais, fanfarras e quadrilhas. No campo esportivo, a homenageada participou da turma de ginástica rítmica com a Professora Fátima, na Escola Municipal Luiz Palmeira, foi aluna de handebol do saudoso e amigo professor, Paulo Gilberto e também participou do voleibol da turma do grande Og Robson. Aos 23 anos, começou a trabalhar no setor público através da Prefeitura Municipal de Simões Filho, na gestão do então prefeito, Berlindo Mamede,na função de recepcionista”.

“Depois foi atuar na área privada, na construtora civil, Queiroz Pimentel. Em 1996, na gestão do então prefeito Edson Almeida, foi trabalhar no serviço social, do Hospital Noêmia Meirelles Ramos, que depois foi transferido para o prédio atual com a nomenclatura de Hospital Municipal de Simões Filho, de 2006 à 2008. Foi secretaria do gabinete do prefeito Edson Almeida desempenhando um trabalho de atendimento ao publico voltado para os mais necessitados. De 2009 à 2012, foi secretária do gabinete do então presidente Orlando de Amadeu. Já em 2013 à 2016, trabalhou na Central Municipal de Marcação de Regulação de exames e consultas da Secretaria Municipal de Saúde desenvolvendo um trabalho humanitário de excelência à população. Em 2017, na gestão do atual prefeito Diógenes Tolentino, foi indicada com Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde na função que desempenha até o presente momento”.

Em seguida, foi aprovada a Indicação de nº 302/2020, que solicita à Mesa Diretora que conceda o Título de Cidadão Simõesfilhense ao Sr. Anderson Queiroz Brito, conhecido como ‘Soldado Brito’.

Na biografia apresentada, “Anderson Queiroz Brito, conhecido como ‘Soldado Brito’, é filho da Senhora Rita de Cássia Queiroz de Carvalho e do Senhor Lourival Mota Brito Filho. Natural de Salvador – Bahia, o ‘Soldado Brito’ mudou-se com os seus pais para o Conjunto Habitacional Ilha de São João, no ano de 1983, quando tinha apenas 1 ano de idade. Cresceu e passou toda a sua juventude nesta cidade onde completou sua formação educacional básica, na Escola Municipal Enock Pimentel Tourinho, com muita dedicação e estudo. Logo, ingressou na Polícia Militar da Bahia (PM-BA),  carreira escolhida desde o início até os dias atuais na cidade onde foi acolhido. Ele está atualmente lotado na 22ª CIPM. ‘Soldado Brito’ tem 38 anos e é pai de dois filhos, Aritânia Bomfim Brito e Lucas Dantas Brito”.

Aprovada, a Indicação de nº 303/2020, que solicita ao Executivo a construção de creche em tempo integral, no bairro Ilha de São João.

Na justificativa, a proposição tem por objetivo ampliar a jornada de aprendizado das crianças, além de proporcionar qualidade e tranquilidade para as mães, principalmente, as que precisam e necessitam buscar o sustento no dia a dia para ajudar na contribuição dentro de sua família.

Outra aprovada foi a Indicação nº 305/2020, que solicita à Mesa Diretora que conceda o Título de Cidadã Simõesfilhense para a Srª Sebastiana de Barros Vilas Boas.

Na justificativa, destaca-se a biografia da homenageada que “nasceu em 10 de janeiro de 1966 em Governador Mangabeira. É filha de Antonio Américo Vilas Boas (em memória) e Maximiana Araújo Barros (em memória). Divorciada, é mãe de dois filhos, Maique Vilas Boas e Maiara Vilas Boas, além de ser avó de cinco netos: Bruna Vitória Barros, Cauan Barros, Andrei Barros, Samuel Barros e Ana Beatriz Barros”.

“Há 15 anos, é obreira voluntária da Igreja Universal do Reino de Deus, e assim, vem ajudando muitas pessoas através do trabalho evangélico levando uma palavra de ânimo aos aflitos por meio de trabalho realizado com amor e dedicação. Aos seus 18 anos, iniciou sua jornada de estudo na cidade de Simões Filho. É formada em Pedagogia pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciência e Letras de Candeias (FAC), pós-graduada em Tecnologia Inova-Educação na Universidade do município. Ela desempenhou a função de professora nas escolas João Oliveira Campos, Regina Simões, Cecília Moreira Lopes e Dr. Luiz Viana Filho, com um forte significado de transformação pessoal e profissional. Ao longo dos 36 anos, ela deixa sua marca positiva na vida de todos que tiveram oportunidade de conhecê-la”.

Também foi aprovada a Indicação nº 306/2020, que solicita ao Executivo a construção de creche, área de lazer e mirante no espaço onde funcionava a Casa do Gari, localizada na Rua Marechal Hermes da Fonseca, no bairro Ponto Parada.

No espaço da Palavra Franqueada na tribuna do plenário, os vereadores se revezaram para comentar sobre as ações, obras e serviços da atual gestão municipal e do momento político-eleitoral na cidade.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Rafael Santana