Câmara aprova indicação do vereador Belo Gazineu que solicita criação de uma unidade de reabilitação e tratamento para deficientes auditivos

Vereadores aprovaram, na 24ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (19), a indicação de nº 172/2021, do parlamentar Belo Gazineu (PSD), que solicita ao Poder Executivo a criação de uma unidade de reabilitação e tratamento para deficientes auditivos, com a oferta de aparelhos de áudios e encaminhamento para implantes junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Na justificativa da matéria, o autor citou a Lei 10.436/2002, que determina que o poder público deve garantir atendimento e tratamento adequado às pessoas que sofrem com deficiência auditiva. Belo defendeu o projeto dizendo que “entende das dificuldades e custos dos tratamentos” por ser portador da deficiência. Por isso, se autodenominou como “legítimo representante das pessoas com deficiência auditiva”.

“Em nome de todos deficientes auditivos, peço ao poder público do nosso município a atenção e agilidade no processo de criação e implantação dessa unidade de tratamento, pois somos ainda minorias dos que têm acesso a qualquer tipo de tratamento”, disse.

Durante a concessão da parte, o vereador Carlos Neto (MDB) revelou ser surdo de um ouvido e que isso lhe daria propriedade para falar sobre o assunto.

“Perdi (a audição) numa festa, devido ao som alto, quando adolescente. Sei a dificuldade, pois na minha casa também tem meu irmão que com essa deficiência auditiva, mas nos dois ouvidos. Ele é implantado e conseguiu todo o tratamento desde criança pelo SUS. Seu projeto visa de fato dar a condição para que essas famílias consigam ter um direcionamento para o tratamento”, comentou.