Arnoldo Simões solicita criação de programa para portadores de anemia falciforme

Na 22ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), vereadores aprovaram a indicação de nº 200/2022, de autoria de Arnoldo Simões (REPUBLICANOS), que solicita a criação do Poder de Assistência aos Portadores de Anemia Falciforme. O programa visa garantir assistência à população, oferecendo acesso ao diagnóstico, acompanhamento clínico, medicamentos e exames.

Segundo o projeto, a anemia é um problema genético hereditário, causado por uma alteração na hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos do sangue. 

“Sua forma de foice altera a membrana desta célula, que se rompe com mais facilidade, diminuindo o transporte de oxigênio aos órgãos e tecidos. Sua incidência é maior em populações negras, porém, também é possível encontrar pessoas brancas portadoras da doença”.

A matéria esclareceu ainda que, nos adultos, as crises mais frequentes também são de dores nos ossos e complicações devido a danos ocorridos ao longo da vida em órgãos importantes como fígado, pulmões, coração e rins.

“O diagnóstico é feito por meio do Teste do Pezinho nos primeiros dias de vida da criança ou pela eletroforese de hemoglobina, feita em qualquer idade. A anemia falciforme é grave e, se não devidamente diagnosticada e tratada, pode ocasionar a morte”.

Além disso, os portadores da doença sofrem crises de anemia dolorosas, variando de gravidade e de tipo conforme a faixa etária. De acordo com o parlamentar, os bebês têm mais infecções e dores com inchaço nas mãos e nos pés. Ele comentou que, nas crianças maiores, as dores estão mais localizadas nas pernas, nos braços e na barriga, palidez e geralmente “o branco dos olhos” amarelado, sintoma chamado de icterícia.