Aprovada indicação do vereador Del que propõe construção e criação do Centro de Monitoramento de Risco de Chuva no município de Simões Filho

Vereador Del (SD)

Na 36ª sessão ordinária do ano na manhã desta terça-feira (10), a última de 2019, os vereadores aprovaram por unanimidade a indicação nº 199/2019, de autoria do vereador Del (SD), que dispõe sobre a construção e criação do Centro de Monitoramento de Risco de Chuva no âmbito do município de Simões Filho. A propositura reforça um desejo do parlamentar de contar com o sistema de monitoramento como ferramenta de auxílio durante o período de chuva com o objetivo de prever e prevenir desastres e prezar pela vida dos simõesfilhenses.

A indicação nº 199/2019, de autoria do vereador Del (SD), foi o primeiro item da pauta a ser votado com aprovação unânime. De acordo com a justificativa apresentada pelo autor, “a indicação é de suma importância para o município de Simões Filho, pois será uma ferramenta eficaz na prevenção e na localização dos pontos mais críticos na cidade durante o período de chuva”.

Vereador Del (SD)

“Essa indicação tem o objetivo de identificar e/ou monitorar os pontos mais críticos em situações de fortes chuvas no município servindo como ferramenta de planejamento estratégico para que todas as secretarias trabalhem em conjunto com o Meio Ambiente, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, e assim, tendo uma resposta imediata nos serviços. Os pontos críticos serão monitorados através de Pluviômetro, aparelho responsável por medir a quantidade de chuva que cai em determinado local e também aparelhos sonoros e placas indicativas. Esse monitoramento em dias de chuva será realizado 24 horas por dia. Diante dessa indicação, nós temos uma cidade com povo em muitas áreas de risco e notamos que a cidade deixou durante 20 anos de investir  na infraestrutura, no saneamento básico e na área de esgotamento sanitário de água fluvial, em uma cidade que tem muitos desníveis. Então, nós vínhamos sofrendo com alguns pontos de risco que têm na nossa cidade. Nós colocamos essa indicação para que possamos monitorar e termos estratégias para melhorar a qualidade de vida dos munícipes e trazer mais segurança ao povo simõesfilhense”, destacou Del.

O Monitoramento de Risco de Chuva ligado a Defesa Civil do município vai funcionar através de um trabalho conjunto no monitoramento com mapeamento sobre a possibilidade de chuva, através da análise do potencial de precipitação, a velocidade dos ventos, volume de chuva registrado e riscos de desabamentos e deslizamentos em toda a cidade.

Neste sentido, números, gráficos, mapas e equipamentos de monitoramento compõem as análises de risco meteorológico da Defesa Civil. Dentre outras especificações, o sistema de monitoramento deverá ser formado por câmeras com sensores capazes de captar imagens em alta resolução e sistemas de alarme e alerta.

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Dan Coutinho

]