Com o objetivo de apresentar dados do centro de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a Câmara de Vereadores realizou uma Audiência Pública, proposta pelo parlamentar Adailton Caçambeiro (PSDB), na manhã desta quarta-feira (7), O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Iridan Brasileiro, coordenadora da UTI, Dra. Isabel Mendonça; coordenador de Fisioterapia da UTI, Dr. Balbino Nepomuceno; presidente da Comissão Permanente de Saúde da Casa Legislativa, vereador Eri Costa (MDB), e demais edis.
“Agradeço a Deus mais uma vez, a cada um de vocês que veio aqui se munir de informação. Agradeço ao prefeito Dinha pela responsabilidade e coerência. É notório quando paro para discutir com pessoas na rua e eu falo com propriedade que faço parte de uma gestão séria e transparente. Claro e evidente que precisamos avançar, mas não podemos aceitar retrocesso. Temos que manter e avançar no sucesso. É para isso que estamos aqui”, declarou Caçambeiro.
Segundo dados apresentados, em dezembro de 2021 (entre os dias 6 e 31), quando o centro foi inaugurado, 24 pessoas foram internadas. Em 2022, foram 444 pacientes. E de janeiro a maio de 2023, 208, totalizando 676 pessoas internadas em 1 ano e 6 meses de atendimento. O perfil epidemiológico dos pacientes indica que 71% chegam via emergência, 18% da enfermaria e 11% da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A média de idade da população atendida é de 60 anos.
Além disso, o centro também desenvolve projetos aos pacientes com fisioterapeutas, como a reabilitação da motricidade, atividades funcionais, voltar a caminhar, banho de sol e exercício externo; com enfermeiros: na linguagem e alfabeto, higienização humanizada, integração com o familiar/acompanhante para o cuidado, dentre outros.
“Entendendo que a vida é o nosso bem maior, esse foi um grande investimento, dentre outros, da gestão. É uma unidade que tem um custo elevado, com recursos próprios tanto a implantação quanto a manutenção. Não temos nenhuma contrapartida federal nem estadual. O custeio da UTI tem sido diariamente garantido com a gestão da FABAMED para que possamos garantir o suporte à vida e à saúde da população. O nosso trabalho não envolve só recursos, ele envolve principalmente o cuidado e a humanização desse cuidado”, apontou Iridan Brasileiro.
Para o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Eri Costa (MDB), a implantação da UTI é um marco importante para o município.”O centro não representa apenas um espaço físico com equipamentos avançados, com equipes médicas e profissionais. Ele representa a esperança e a possibilidade de salvar vidas em estágios avançados graves e aqui nesse plenário temos pessoas que já utilizaram o equipamento”, disse.