Vereadores pedem construção de Parque Ecológico na Cachoeira do Lobão

Arnoldo Simões (REPUBLICANOS) e Carlos Neto (MDB) pediram ao Poder Executivo, por meio da indicação de nº 035/2022, a intervenção na Cachoeira do Lobão, no bairro da Pitanguinha, com a construção de um Parque Ecológico e requalificação das trilhas. A matéria foi aprovada na 3ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (15).

Para os autores, a ação irá proporcionar benefícios para a população e para o município. Eles consideram o local com potencial para o ecoturismo e atividades como caminhadas ecológicas e cicloturismo. Além disso, descrevem a área como “belo manancial de água e memorável na história de vida de milhares de pessoas que ainda lembram dos momentos vivenciados ao lado de parentes e amigos”.

Durante a discussão da matéria, Simões comentou que a indicação foi feita pensando no avanço e no crescimento turístico do município. De acordo com ele, a cidade perdeu muito por não ter uma secretaria voltada a esse setor, “sendo que temos vários pontos como a Baía de Aratu que podem ser explorados”. “E essa matéria vai trazer justamente o avanço para aqueles que querem conhecer Simões Filho, pois temos tantos locais para serem visitados. Tenho certeza que vai valorizar muito”, acrescentou o parlamentar.

A justificativa do projeto também cita o Tanque do Coronel, compreendido pelos vereadores como um exemplo de ponto turístico, onde “obteve intervenções na pavimentação asfáltica, escadaria, passeio, nova iluminação, praça, contenções, calçadão, espaço fitness, com academia ao ar livre, parque infantil, paisagismos e arborização”.

Apesar disso, Neto enfatizou que as belezas naturais não se resumem apenas à Baía de Aratu e ao Tanque do Coronel, e que a Cachoeira do Lobão, por exemplo, “tem uma grande beleza e o mais importante que é o dedo divino. Um lugar muito bonito”. Para ele, a construção do parque possibilitaria a preservação da localidade, “dotando de toda infraestrutura para que ali se torne também um polo logístico na nossa cidade”, argumentou o edil.