Com a finalidade de garantir ainda mais rapidez no transporte aéreo, no resgate e no salvamento de pacientes e vítimas e no atendimento de emergência feito com o uso de aeronaves na cidade de Simões Filho, o vereador Adailton Caçambeiro (PRP) propõe ao Executivo a instalação de um heliponto no município através de indicação nº 229/2020, aprovada por unanimidade na 38ª Sessão Ordinária de terça-feira (10), do Legislativo.
De acordo com o autor da indicação, a solicitação tem por objetivo prioritário a agilidade no transporte áereo para facilitar acesso a hospitais e, até mesmo, transferência de pacientes para outras unidades de atendimento de saúde, além de servir também para as aeronaves da Polícia Militar em diversas situações e permitir acesso de empresários que buscam trazer investimentos para a cidade, bem como a recepção de autoridades políticas que estejam em visita ao município, que hoje, não possui local específico para pousos de aeronaves.
“É bom lembrar que já houve necessidades desta natureza e havia apenas o gramado do Estádio Municipal Edgard Santos para as aeronaves pousarem com segurança. No nosso município, possa ser que tenha a necessidade de uma UTI aérea, a intervenção do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate das pessoas. Então, tem que ter no nosso município um heliponto para as aeronaves não pousarem mais no Estádio Edgard Santos. Isso vai facilitar para que os empresários, o Corpo de Bombeiros, a Policia Militar e os planos de saúde tenham essa agilidade a partir da utilização do heliponto”, enfatizou.
Conforme esclarece Caçambeiro, “esta construção não pesa no orçamento do município visto que, diferentemente de um heliporto, o heliponto não necessita de nenhuma benfeitoria, apenas a base concretada devidamente pintada e sinalizada de acordo com as normas da aviação civil brasileira.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)
Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)
Crédito da foto: Dan Coutinho