Sessão Solene concede Medalha Noêmia Meirelles Ramos em homenagem às 19 mulheres indicadas nesta segunda-feira (9)

Em alusão ao mês da Mulher, a Câmara Municipal realiza na próxima segunda-feira, 9, a partir das 14h, no Plenário Walter Jorge dos Santos, Sessão Solene Especial para entrega da Medalha Noêmia Meirelles Ramos. Instituída pelo Legislativo Municipal, a honraria é entregue anualmente às 19 mulheres de diferentes segmentos da sociedade indicadas pelos vereadores em reconhecimento pela contribuição aos relevantes serviços prestados à comunidade.

Conforme o protocolo apresentado pelo Cerimonial da Câmara, a mesa de honra será no primeiro momento composta pelo presidente do Legislativo, Orlando de Amadeu (PSDB), pelo prefeito Diógenes Tolentino “Dinha”, pela primeira-dama e atualmente deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) e pelo vice-prefeito Sid Serra. No segundo momento, a mesa será ocupada por mulheres.

A solenidade reúne vereadores, secretários municipais, autoridades eclesiásticas, políticas, representantes do judiciário, imprensa, familiares e amigos das homenageadas e o público em geral que irão prestigiar o momento.

As mulheres ocuparão lugar especial no plenário durante a sessão, especialmente, na mesa principal da solenidade. A primeira-dama e deputada estadual Kátia Oliveira deve presidir a Sessão Solene, em gesto do presidente da Casa, que cederá a condução dos trabalhos.

A Sessão conta com a belíssima apresentação musical da cantora Milena Nascimento, que esbanja talento como uma das principais artistas da Boa Terra. Como de costume, serão executados os Hinos Nacional e do Município, registradas as presenças das autoridades e lidas as correspondências alusivas à solenidade. Na ocasião, um padre dedica uma mensagem especial em nome da comunidade católica, seguido de um pastor que fará as honras da comunidade evangélica.

O presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), destacou a importância da desta edição da homenagem prestada pela Casa e ressaltou será mais uma oportunidade para reunir, agraciar e valorizar mulheres que fazem a diferença na cidade. “Já é tradição da Câmara prestar homenagem a mulheres que prestam importantes serviços à comunidade e que colaboram com a construção de nossa cidade”, afirmou.

A honraria faz também referência ao Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 8 de março, e busca reconhecer a participação feminina na sociedade. Ao todo, serão homenageadas 19 mulheres que, além da medalha, receberão o reconhecimento dos vereadores e do público presente.

Na oportunidade, os vereadores homenageiam 19 mulheres que serão condecoradas com a Medalha Noêmia Meirelles Ramos pelos serviços prestados ao município de Simões Filho e por suas histórias de vida.

As homenageadas serão: Olga Freitas da Silva; Maria José da Silva Ferreira (14º); Jacira Barbosa Menezes Teixeira; Antonidete Leite Pereira; Josimara Soares Oliveira; Genilda Clímaco Dias; Annuska Santana Bomfim Borges; Hanna Victória Clímaco de Jesus dos Santos; Helena Rodeiro da Silva; Helena Nazaré Lopes; Denise dos Santos Araújo; Balbina Francisca dos Santos; Graça Maria Lopes dos Santos; Sidneia Oliveira dos Santos; Marizete do Nascimento Silva; Joana Santos Clímaco; Walquíria Santos Nunes dos Santos; Gabriela Mel Girassol e Zélia dos Santos.

Honraria

A Medalha Noêmia Meirelles em comemoração alusiva a Dia Internacional da Mulher, lembrado anualmente no dia 8 de março, foi criada e instituída pelo Projeto de Lei nº 901/2013, através da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres do Legislativo Municipal, em 2013, na época, presidida pela então Vereadora Kátia Oliveira (MDB), para homenagear personalidades femininas em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade e representa uma forma de enaltecer as mulheres do município.

Todos os anos, os vereadores indicam mulheres que se destacam na sociedade para serem homenageadas. As indicações dos nomes apresentados pelos parlamentares são votadas em Sessão Ordinária e, depois de aprovadas, as indicadas recebem a medalha em Sessão Solene, conforme determina a Lei que trata da concessão da medalha.

Elas tornam-se personalidades, muitas vezes anônimas, mas que merecem um olhar diferenciado pelo trabalho que desenvolvem com total dedicação e desprendimento às inúmeras causas sociais.

Diante de sua representatividade adquirida com os serviços prestados à comunidade, a Câmara Municipal instituiu a medalha que leva o nome de Noêmia Meirelles Ramos, a segunda prefeita de Simões Filho e primeira mulher eleita na Bahia.

A Câmara Municipal parabeniza a todas as mulheres do município e reforça que além da homenagem, o trabalho dos parlamentares do Legislativo Municipal está voltado em defesa de políticas públicas voltadas para o segmento feminino e pela garantia dos direitos das mulheres.

Sessão Solene

A solenidade no plenário da Câmara tem início às 14h e será transmitida ao vivo pelo site da Câmara, pela fanpage do Legislativo pelo Facebook e também pela Rádio Simões Filho FM 87,9.

 

Vale lembrar que de acordo com a Portaria N° 006/2019, publicada pela Câmara de Simões Filho, no dia 21 de janeiro de 2019, para adentrar ao Plenário Walter Jorge dos Santos, é necessário que os respectivos profissionais de comunicação (jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e auxiliares) interessados em fazer a cobertura das Sessões a partir de fevereiro de 2019 usem o seguinte traje social: homens: terno e gravata, blazer ou esporte fino; mulheres: vestidos (saia abaixo do joelho e blazer) ou ternos (calça e blazer de manga comprida).

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (ASCOM CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Imagem: Divulgação Ascom CMSF