19 mulheres são homenageadas com Medalha Noêmia Meireles Ramos

8 de março é marcado pelo Dia Internacional da Mulher, momento que também leva as pessoas a refletirem sobre o verdadeiro papel feminino na sociedade. Para além de funções que por muito tempo receberam mais destaque – como dona de casa, mãe e esposa, hoje, a mulher tem se inserido cada vez mais como protagonista, conquistando cargos de liderança em escolas, universidades, empresas e cidades. 

E em comemoração alusiva a esse dia, na manhã desta quarta-feira (9), a Câmara de Vereadores de Simões Filho realizou Sessão Solene para entregar a Medalha Noêmia Meireles Ramos a 19 figuras femininas que prestaram relevantes serviços à comunidade simõesfilhense. Além dos vereadores, também estiveram presentes a deputada estadual, Kátia Oliveira; o vice-prefeito, Sid Serra; secretários municipais, policiais militares, imprensa e familiares e amigos das homenageadas.

Em seu discurso, o presidente Eri Costa (MDB) destacou a importância da data comemorativa, dizendo que “8 de março não é apenas um dia de celebração, ele marca também a luta das mulheres na reivindicação dos espaços de igualdade de gênero que, apesar de proporcionar tantos avanços, ainda deixa claro que existem problemas como feminicídio e diferença salarial”. 

O mandatário do Legislativo também relembrou o papel fundamental de Noêmia Meireles Ramos – primeira e única prefeita de Simões Filho, no desenvolvimento do município. “Ela foi uma mulher que deixou sua marca registrada para sempre na nossa cidade por tamanha dedicação”, disse. “E hoje conhecemos a história de tantas outras mulheres de todo o município que colaboraram para torná-lo ainda melhor”, completou Costa.

“Em pleno século XXI ainda tem homens que se acham detentores da vida das suas companheiras, apesar de tantos mecanismos que têm auxiliado essas mulheres, mas ainda têm muitas que não conseguiram quebrar o ciclo do silêncio. Toda vez que sei que uma mulher foi agredida, dói na minha alma porque sinto como se fosse comigo”, lamentou Kátia Oliveira, deputada estadual. Segundo ela, “essa reflexão não tem que ser apenas no dia da mulher, no mês da mulher; ela precisa ser constante”.

Para Neivaldo Scavelo (PP), as mulheres são vitoriosas todos os dias por terem conquistado seu espaço, terem mostrado a cada dia sua competência e responsabilidade.  “Até certo tempo atrás, o homem achava que isso era apenas dele. A gente percebe que essa capacidade e a coragem das mulheres têm crescido”, comentou o parlamentar. 

HONRARIA 

A solenidade é regida pela Lei Municipal de nº 901/2013 e destaca em seu art. 2º: “a escolha das mulheres homenageadas será feita mediante proposta de qualquer Vereador, e aprovação pelo voto de 2/3 (dois terços) dos membros da Câmara”. A honraria foi criada pela Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, em 2013, e leva o nome da segunda prefeita do município, de 1967 a 1970, e é entregue anualmente às mulheres que tenham prestado relevante serviço à cidade. 

Confira os nomes de todas as homenageadas:

Aldelice Serra Santana – Carlos Neto (MDB); 

Daniella Dantas Fracassi Barros – Arnoldo Simões (REPUBLICANOS);

Dariana Brito de Alcântar – Itu’s Ramos (PSDB); 

Eremita dos Santos – Pedro da Kombi (UNIÃO).

Evangivalda Queiroz da Silva – Evan Jorge (UNIÃO);

Vanessa Lima dos Santos – Moisés dos Santos (PP); 

Jacivalda Silva de Carvalho Guimarães -Adailton Caçambeiro (PSDB);

Luciana de Almeida Souza – Deni da Metalúrgica (PSD);

Luzia Oliveira Brandão – Eugênio Pacelli (PCdoB);

Lydia de Santana – Everton Paim (PSDB);

Maria Aparecida Silva dos Anjos – Neivaldo Scavelo (PP);

Maria Elza dos Santos Dias – Everton das Placas (UNIÃO).

Maria José dos Santos Dias – Jackson Bomfim (UNIÃO).

Marilene Barbosa de Souza – Roberto Souza (PODEMOS); 

Marinalva da Silva de Oliveira – Belo Gazineu (PSD);

Marivalda Ribeiro França – Del do Cristo Rei (PSC);

Shirley Barbosa Menezes de Paiva – Del Capoeira (SOLIDARIEDADE);

Tarciana Soares Leite – Eri Costa (MDB); 

Vânia Moreira de Santana – Orlando de Amadeu (PSDB).