Vereadores se reúnem com prefeitos da RMS para tomada de decisões sobre medidas de reabertura do comércio

A possibilidade de reabertura do comércio local fechado por conta da pandemia de Coronavírus (Covid-19) voltou a ser tema de discussão entre membros do Legislativo e Executivo da Região Metropolitana de Salvador (RMS) durante nova reunião especial realizada na tarde desta quinta-feira (9), em Simões Filho. Na oportunidade, os representantes dos dois Poderes discutiram medidas que poderão ser adotadas para garantir segurança da retomada das atividades empresariais a fim de preservar o fomento do comércio das cidades da RMS e de minimizar os prejuízos aos setores econômicos e preservar empregos sem causar danos à saúde pública.

No encontro, a Câmara foi representada pelo presidente da Casa, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), além dos vereadores Eri Costa (MDB) e Everton Paim (MDB) durante a reunião que contou com a presença dos prefeitos de Simões Filho, Diógenes Tolentino, de Camaçari, Elinaldo Araújo; de Lauro de Freitas, Moema Gramacho; de São Sebastião do Passé, Breno Konrad Moreira e de Madre de Deus, Jailton Santana, além do vice-prefeito de Simões Filho, Sid Serra, a secretária municipal da Saúde, Iridan Brasileiro e secretários dos demais municípios.

Reunião para traçar novas medidas

No debate sobre as novas medidas que devem ser adotadas para o reaquecimento da economia local dos municípios da RMS, considerando as orientações de autoridades e técnicos da Saúde, os principais gestores municipais presentes na ocasião discutiram alternativas como propostas que serão apresentadas ao governador Rui Costa na sexta-feira (10) para garantir segurança da reabertura das atividades comerciais nas cidades. Todas as ideias serão analisadas pelo Executivo estadual para que a população seja informada sobre uma possível reabertura segura do comércio.

De acordo com o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino, as propostas de reabertura do comércio, que está sem funcionamento durante o período de pandemia de Coronavírus na cidade, levam em conta as atuais condições epidemiológicas e um cenário de controle da Covid-19 no sentido de manter a linha de infecção baixa e conter o número de casos e de internações por Covid-19.

“Após o 1º encontro em Camaçari, avaliamos as medidas adotadas, tivemos um resultado positivo com o decreto do governador com o toque de recolher, com objetivo de quebrar a curva e baixar o potencial de ocupação de leitos de UTI no Estado da Bahia”, disse o prefeito na ocasião.

Diante dos demais prefeitos, o gestor simõesfilhense compartilhou que defende uma possível reabertura do comércio condicionada ao critério proposto por orientação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, e avalizado pelo governador Rui Costa em tratativas anteriores, de que, a partir do momento que tiver 75% de UTI’s ocupadas, irá promover de forma simultânea a retomada das atividades comerciais da cidade, medida que se estende para os municípios da RMS. Até o presente momento, a ocupação dos leitos está em torno de 80%.

Neste sentido, o chefe do Executivo propõe a oferta de leitos específicos para Covid-19, no Hospital Metropolitano, localizado em Lauro de Freitas, como uma das medidas que será apresentada ao Governo do Estado nesta sexta-feira (10).

Segundo a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, caso o governador aceite a proposta com o intuito de contribuir para a construção de um plano de reabertura, o número de leitos será ampliado na Bahia e, consequentemente, ao manter o percentual de 75% de ocupação, o comércio poderá ser retomado a fim de atender aos anseios dos representantes dos setores econômicos para conter os efeitos na economia e suas consequências em relação à manutenção de empregos e a própria sobrevivência das atividades, uma vez que tem causado prejuízo a diversas famílias e ainda pode refletir em uma queda na arrecadação dos municípios.

No entendimento dos gestores, o reforço financeiro junto ao Governo do Estado deve possibilitar a ampliação do número de leitos de UTI’s e a disponibilização do Hospital Metropolitano no atendimento exclusivo durante a pandemia a fim de construir uma saída para o retorno das atividades e dos serviços, mantendo todos os cuidados necessários para conter o risco de contágio, transmissão e proliferação pelo Coronavírus.

Em conversa com o presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu, que participou ativamente do encontro, o objetivo da reunião é avaliar e deliberar a situação do comércio a partir de novas decisões de medidas propostas por cada município com a projeção de novos leitos, o que pode permitir a volta do funcionamento das atividades e dos serviços comerciais e empresariais.

Prefeitos da RMS em um esforço conjunto

“Os prefeitos se reuniram junto com o prefeito Diógenes Tolentino para estabelecer os protocolos relacionados às cidades, em especial, a cidade de Simões Filho. Depois de encerrar esse protocolo do Governo do Estado, cada uma das cidades que participou dessa reunião vai tentar traçar o seu próprio protocolo, de acordo com a realidade de cada cidade, pois percebe-se que tem aumentado o número de contaminação pela Covid-19, mas iremos combater. Ficou definido que cada prefeito deve fazer o seu protocolo e iremos pedir ao governador que nos conceda mais leitos de UTI para que a gente possa ter mais condições de atendimento à população e vamos torcer para que o número de casos venha diminuir”, compartilhou o presidente.

Além do reconhecimento quanto ao trabalho efetivo da Prefeitura de Simões Filho na condução da crise e no combate e enfrentamento ao Coronavírus na cidade, outro ponto de convergência no discurso do presidente do Legislativo, Orlando de Amadeu (PSDB), corroborado pelos demais vereadores presentes Eri Costa (MDB) e Everton Paim (MDB), é quanto à necessidade do Executivo reconhecer a Câmara Municipal como um ente que representa a população da cidade, que pode e quer contribuir, e que tem sugestões a apresentar na discussão de uma possível reabertura de estabelecimentos fechados devido à pandemia de Covid-19, pois, segundo os parlamentares, a intenção é a colaboração.

“A Câmara de Vereadores está sempre presente participando das ações e decisões para o bem do povo da cidade de Simões Filho e continua a disposição da população e os vereadores estão em atividade, cada um, na sua forma de trabalhar, com a preocupação pelo combate à Covid-19”, garantiu o chefe do Legislativo Municipal, que dedicou mensagem à população para que todos os cuidados sejam ainda mais redobrados, tendo em vista que a prevenção deve ser prioridade.

“Se cuide, vamos lavar as mãos, evitar aglomeração, usar luva e máscara para o combate à Covid-19”, reforçou.

União de esforços

Tolentino ressaltou a importância da disposição de unidade por parte dos gestores municipais e das forças políticas para robustecer a política de saúde referente ao combate e enfrentamento ao Coronavírus para mudar o panorama econômico e social das cidades da RMS.

O alcaide reafirmou que a maior preocupação dos governos municipais, em especial, da gestão simõesfilhense, é preservar as vidas.

O município de Simões Filho registra 1037 casos confirmados de Coronavírus e 38 óbitos, seguido de 14 casos suspeitos, 482 recuperados e 2.197 casos descartados, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado até quinta-feira (9), pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da Foto: Rafael Santana