Vereadores demonstram preocupação e reforçam alerta aos munícipes nos cuidados e na prevenção ao Coronavírus

A Câmara realizou na manhã de terça-feira (17), a 39ª Sessão Ordinária. Desta vez, o ponto alto das discussões entre os parlamentares foi a pandemia do Coronavírus (Covid-19) que vem se alastrando no Brasil no mundo e preocupando a população dentro e fora do país.

O vereador Everton Paim (PSD) foi o primeiro a fazer uso da palavra e solicitou um posicionamento oficial do Legislativo, através do presidente da Casa, Orlando de Amadeu (PSDB), e indicou para que sejam tomadas as medidas cabíveis extremamente necessárias na prevenção e no controle como forma de precaução ao Covid-19, conhecido popularmente como o novo Coronavírus para que a população não seja prejudicada.

O presidente do Legislativo defendeu a necessidade de haver medidas de prevenção contra o Coronavírus. “Tomamos algumas medidas, uma vez que algumas medidas que já foram adotadas são mundiais. Nós não podemos ficar de fora também de tomar algumas medidas de segurança e de precaução pra gente diminuir a proliferação desse vírus que está ai contaminando em todo o país”, anunciou o líder maior do parlamento municipal que, após a reunião com os edis, decidiu editar a Portaria nº 044/2020 publicada na terça-feira (17) com a adoção de medidas cabíveis, a exemplo do esvaziamento do plenário para diminuir a quantidade de pessoas em locais fechados, entre outras providências.

Já o vereador Vel Silva (PRP) alertou a população para a prevenção. “Como vereador, quero deixar uma mensagem: vamos ter fé, só é uma tempestade que vai passar. É claro que a gente tem que se cuidar e prevenir, mas tenho certeza que na cidade e no mundo essa tempestade vai passar porque a gente é de fé e não vamos nos abater com a situação. É claro, vamos se prevenir, mas tenha fé em Deus que essa tempestade vai passar”, reforçou Vel.

Em suas palavras, o vereador Deni da Metalúrgica (PSD) demonstrou preocupação com a pandemia e conclamou cada um dos munícipes em fazer a sua parte na prevenção para evitar a contaminação. “O Coronavírus é uma preocupação de todos nós. O mundo inteiro hoje vive um momento dramático. Hoje, nós sabemos que muitas pessoas já morreram e muitos morrerão e a gente aqui em Simões Filho ainda está feliz mesmo diante dos casos que a gente vê acontecendo no país afora. Eu queria dizer que a gente como homem público, representante do povo em nossa cidade, tanto o Executivo como também o Legislativo e o Judiciário devem continuar e ampliar a conscientização. Como o prefeito baixou o decreto, a gente precisa levar essa conscientização aos meios de comunicação para poder dobrar a atenção e a conscientização porque a gente, certamente, espera um pico e quando chegar esse pico e começar a cair, Simões Filho pode está livre de muitas coisas. Nós sabemos que vai ser difícil não ter muitas pessoas infectadas e não ter mortes, pois a tendência é essa, mas a gente precisa realmente fazer com que aconteça o mínimo possível e a gente tem condições pra isso porque se a gente seguir as orientações do Ministério da Saúde e também das Secretárias Estadual e Municipal de Saúde poderemos também estar ajudando ainda mais o novo e a cada dia está conscientizando e fechar essa porta de entrada de vírus que, realmente, mata muito e que ele se propaga em uma velocidade muito grande”, alerta Deni, que reforçou a necessidade de medidas de segurança também nas escolas onde, na visão dele, “pode haver situações perigosas de contaminação e contágio”, que foi a mesma indagação levantada pelo vereador e médico, Dr. Alfredo Assis (PP).

Em resposta aos questionamentos dos dois edis, o chefe do Legislativo esclareceu que o prefeito já adotou algumas medidas, conforme decreto nº 172/2020 publicado pelo Executivo na segunda-feira (16) e reiterou que o Legislativo decidiu em conjunto tomar algumas medidas para ajudar na prevenção e proliferação do vírus. “O prefeito determinou que o decreto é para toda cidade, valido também tanto para escolas públicas quanto para particulares”, explicou.

Dentre as providências apontadas pelo vereador Everton Paim, o vereador Adailton Caçambeiro (PRP) considera pertinente a preocupação da Casa para que as medidas cabíveis sejam adotadas na prevenção e no cuidado à saúde da população, com base do decreto editado e publicado pelo Executivo. “O prefeito esteve buscando meios de ajuda como orientação para o nosso município se precaver. Nos reunimos para discutir sobre a suspensão das aulas das escolas municipais e instituições como igrejas e locais que reúnem um grande número de pessoas e cada um deve decidir o que é melhor para o nosso município. Temos que nos precaver porque tem vereadores que acessam repartições com uma grande quantidade de pessoas e vêm pessoas de outros lugares. Em Feira de Santana, teve uma funcionária que se contaminou com a patroa que veio de fora. Temos que tomar atitudes pertinentes para que o nosso povo seja protegido”, falou Adailton que, na oportunidade, aproveitou para chamar atenção e alertar aos munícipes pelo cuidado na disseminação de Fake News (notícias falsas) sobre supostos casos de Coronavírus em Simões Filho.

O vereador Arnoldo Simões (Republicanos) alertou que as medidas de segurança se fazem necessárias com o objetivo de prevenir contra o Covid-19. “Com esse decreto sancionado, o prefeito está tomando essas decisões porque sabe que todos nós precisamos nos precaver, acima de qualquer coisa. Nós temos que estar atentos a tudo isso que está acontecendo. Respeito a igreja a qual eu frequento, que já soltou uma nota publicando que está aderindo e tomando as devidas providências, se adequando a todos os decretos de cada cidade, porque cada cidade tem o seu decreto e tenho certeza que todos fazendo a sua parte nós vamos evitar que muitos dos nossos amigos e familiares venham se contaminar com esse vírus que tem assolado o mundo inteiro”, pontuou.

Para o vereador Cleiton Bolly Bolly (SD), uma medida oportuna ao município é a fiscalização aos locais públicos de grande concentração de pessoas, mesma preocupação também levantada pelo vereador Laécio Valentim (PSB). “É importante a fiscalização interceder nas vias principais da nossa cidade, tendo em vista que nós temos, por exemplo, a Marina onde tem diversas pessoas que vêm de outros estados e outros municípios, que vêm participar de alguns eventos em nossa cidade, mas dentro do decreto, o prefeito estabeleceu um prazo. Tudo isso é importante, mas nós temos também que chamar a atenção das pessoas que está vindo de outras cidades e outros municípios, se ela passou, principalmente, no Estado de São Paulo, no Rio de Janeiro. Nós temos que estar atentos a essas pessoas que nós sabemos que são casos sérios. Todos fizeram suas colocações e eu também não poderia deixar de fazer a minha colocação diante desse fato que está acontecendo hoje, não só na Bahia, no Brasil, mas em todos os países. Então, devemos nos precaver”, indicou Bolly que parabenizou o presidente da Casa por adotar algumas ações e iniciativas de prevenção. “O presidente colocou dispensadores de álcool em gel na portaria. Eu quero até parabenizar, presidente, parece até que o senhor estava prevendo o que iria acontecer. Isso é o senhor preocupado com as pessoas que vêm a esta Casa. Parabéns, presidente”, elogiou.

Reforçando a preocupação com a saúde pública, o presidente informou que a decisão em disponibilizar álcool em gel nas dependências do prédio do Legislativo foi tomada desde o ano passado (2019) a fim de contribuir na higienização do público que faz uso, por exemplo, dos banheiros masculino e feminino. “Colocamos esses recipientes com gel para a limpeza das mãos, pois a gente sabe que é preocupante. Isso faz parte das primeiras medidas e, com certeza, serão adotadas outras medidas”, apresentou.

Diante do estado de pandemia, o vereador Jailson ‘Jajai’ (PP) levantou que a questão do Coronavírus é um problema sério. “As pessoas têm essa visão que é só uma gripezinha, mas está dissipando várias vidas nesse país e no mundo inteiro e o Brasil faz parte desse mundo e temos que nos levantar e acordar. O prefeito sabiamente tomou medidas importantes para o nosso município. Temos que nos prevenir para que não tenhamos casos e essas são atitudes corretas. Simões Filho é o décimo município que tomou essa decisão. Feira de Santana é uma cidade metropolitana onde há um eixo de ligação de várias BR’s, de vários municípios e a questão das escolas particulares, cada uma faz a sua parte. Eu já tive notícia de que todas as escolas particulares fecharam e tenho certeza que as outras irão adotar as mesmas medidas. A questão do prazo do decreto de 90 dias é até 90 dias, mas pode ser que em 15 dias o decreto caia. É 90 dias porque a epidemia está em uma crescente e a gente, os especialistas e os infectologistas não sabem onde vai parar e tem um agravante no nosso país que nós vamos entrar na estação outono-inverno, que é o momento de proliferação maior dos vírus. O prefeito sabiamente tomou essas medidas e todos os munícipes têm que tomar essas medidas e, ainda por cima, tem pessoas que pegam ônibus. Parece uma gripe e você não sabe o que é gripe e o que é Coronavírus. É invisível”, pontuou.

Diante do ocorrido relacionado a pandemia, o vereador Del (SD) enfatizou sobre as providencias necessárias tomadas pelos poderes públicos e pelas instituições na prevenção e combate ao Covid-19. “Eu creio que em todos os órgãos da cidade e as instituições, a gente espera, de fato, um posicionamento para que as medidas possam caminhar e as coisas possam ser conduzidas dentro dos conformes. Quero aproveitar o momento para dizer ao povo ficar tranqüilo, não se desesperar, não ir em muita conversa de Fake News, porque as pessoas, às vezes, se utilizam de um momento desse, drástico, para trazer pânico e desespero as pessoas, mas a orientação é para que a gente fique tranquilo, é claro que tem que se prevenir, ser cauteloso e evitar realmente. Os órgãos responsáveis têm conduzido a situação de como devemos nos comportar, mas eu acho que não é momento de desespero e das pessoas ficarem em pânico, mas sim prevenir e ser cauteloso, e claro, orar àquele que tem o controle de todas as coisas e chamar por Deus, fazer sua oração, orar pela nação e orar pelo Brasil para que Deus tome o rumo”, sugeriu Del, ao fazer citação bíblica do livro de Mateus 24, versículo 6 que, segundo o parlamentar, discorre sobre “as pragas e as pestes já previstas nos últimos tempos e nos últimos dias”, o que segundo ele, explica a pandemia do Coronavírus”, afirmou.

O líder da oposição, vereador Sandro Moreira (PSL) ,também manifestou o seu posicionamento diante da preocupação com o Coronavírus. “É um problema de saúde mundial e nós, de forma preventiva, já nos posicionamos e devemos efetivamente cuidar desse aspecto da prevenção com responsabilidade. Nós estamos vendo pelas redes sociais algumas situações de Fake News. Eu acho que é um momento de reflexão, é um momento de pensar o que está ocorrendo hoje no município, na Bahia e no mundo e termos responsabilidade com o que fazemos e o que falamos nas redes sociais. Nós, Câmara de Vereadores de Simões Filho, vamos fazer esse apelo para que as pessoas e os munícipes não viralizem informações mentirosas e inverídicas e tenhamos essa consciência com relação a esse aspecto, que é muito grave e que tem causado um problema mundial. Não é Simões Filho, não é na Bahia e não é no Brasil, é no mundo. Então, não há motivos para grandes alardes, mas a prevenção é importante e é fundamental. Já existe toda uma conseqüência acerca disso na nossa economia. A situação já afetou a economia mundial e o nosso agronegócio e a nossa economia estão sendo afetados”, citou o parlamentar, que considerou acertada a decisão por parte do Executivo em editar e publicar o decreto com medidas de segurança no município.

“As decisões do chefe do Executivo no sentido de decretar esses requisitos de segurança e de prevenção são importantes”, reconheceu o parlamentar, que sugeriu à Casa o critério de não permitir o acesso de pessoas na plenária durante as Sessões. “Vamos trabalhar com essa prevenção e com esses cuidados para que não haja proliferação da doença que, consequentemente, pode causar danos e mortes”, completou.

Vale lembrar que a Casa Legislativa já editou e publicou na terça-feira (17) a Portaria nº 044/2020 com a adoção de medidas com a restrição de acesso do público que transita nas áreas de circulação e nas dependências do prédio, como no Plenário, nas salas dos setores administrativos e nos gabinetes. “Colocamos álcool em gel nas áreas de circulação. Estamos fazendo de tudo para que os nossos vereadores, assessores, funcionários e a população sejam preservados ao máximo”, destacou o presidente Orlando de Amadeu.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Credito da foto: Dan Coutinho