Em 3ª e última Sessão, Jovens Vereadores encerram com brilhantismo primeira legislatura do Programa com aprovação de sugestões de dois Projetos de Lei

Uma mistura de emoções que envolveu sentimento de despedida, de etapa cumprida, de lembrança de bons aprendizados e boas convivências e experiências e, ao mesmo tempo, de gratidão marcou a 3ª e última Sessão Ordinária dos Jovens Vereadores nesta quarta-feira (18), no plenário da Câmara. Na reunião, os jovens parlamentares apreciaram, votaram e aprovaram sugestões de Projetos de Lei, apresentaram seus discursos de encerramento e fizeram uma retrospectiva de suas atividades ao longo da primeira legislatura do Programa Jovem Vereador.

Estiveram presentes o prefeito Diógenes Tolentino, o vice-prefeito Sid Serra, o presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), os vereadores Adailton Caçambeiro (PRP), Elimário Lima (PSDB), Everton Paim (PSD), Jailson ‘Jajai’ (PP), o líder do Governo, Manoel Almeida “Neco” (PSD), Manoel Carteiro (PSB), além de secretários municipais, presença de familiares e amigos dos 19 Jovens Vereadores e o público que acompanhou a sessão das galerias do plenário.

No roteiro de expediente foram apreciados e aprovados dois Projetos de Lei que serão encaminhados ao Executivo e ao Legislativo como sugestões para se tornarem propostas reais.

Dois Projetos de Lei foram apreciados pelos Jovens Vereadores que participaram ativamente das discussões no uso da palavra na Tribuna, entre eles, o projeto desenvolvido pela Comissão da Mulher que cria um Selo para estimular e mobilizar as empresas na contratação de mulheres, visando à inserção do público feminino no mercado de trabalho e o outro é o projeto que visa proporcionar atendimento psicológico para os profissionais dos órgãos CREAS e CRAS com o intuito de dispor de bem-estar e saúde mental aos colaboradores.

Para o Jovem Vereador Evanilson, o projeto foi desenvolvido de uma forma muito especial. “Assim que as meninas da Comissão de Direitos da Mulher recebeu essa missão de criar um Projeto de Lei, elas foram muito sensatas , foram ágeis em criar esse projeto de um Selo para empresas que contratarem um número considerável de pessoas do sexo feminino nas indústrias do município, visando a valorização e o desenvolvimento de cada uma delas, mostrando que elas são capazes sim de estar alcançando o mesmo patamar que os homens , afinal, sexo não vai definir prioridade em nada. Esse projeto é um projeto brilhante que irá beneficiar as mulheres do município em se sentirem mais empoderadas e capacitadas para alcançar todos os seus objetivos e atuar onde elas quiserem com êxito e brilho”, destacou.

O Jovem Vereador Rian Cadete falou da importância deste Selo para as empresas e para as mulheres do município, tendo em vista que elas vêm cada dia mais conquistando espaço no mercado de trabalho. “Nós sabemos que isso ainda não é motivo para comemorar, pois mais de 50% da população brasileira é correspondente as mulheres. Então, esse número poderia ser ainda maior e sabemos que o nosso município precisa alavancar esses números e, com a criação desse projeto, sabemos que é imprescindível para conseguir manter o reconhecimento dessas mulheres, que a gente sabe que são capazes de chegar a lugares, de negociação e são irrefutáveis os dados e números que comprovam isso. As mulheres são destaques. O número de mulheres representantes em  papéis de liderança no mercado de trabalho são muito importantes. Esse projeto é muito importante para as mulheres do nosso município e para alavancar o nome da nossa cidade”, disse.

Na visão da Presidente Jovem Vereadora Maria Luiza Vieira, o projeto apresentado é de grande importância, ainda mais, por ser mulher. “Ainda não cheguei no momento de enfrentar certas situações, mas em algum momento da minha vida, eu vou enfrentar. E é com pensamentos como esse, das meninas que criaram esse projeto, que eu sei que virá a garantia de que no futuro haverá um momento melhor. Hoje, nós vemos que o número de mulheres desempregadas é muito grande, isso devido ao preconceito das pessoas por achar que nós mulheres não somos capazes, muitas vezes, em ocupar cargos que são direcionados para os homens, mas as mulheres sempre demonstraram que em cargos iguais têm ido a níveis muito maiores que certos homens. É claro que nós vemos que a maioria dos espaço ainda hoje em dia é ocupado por homens, mas isso porque nós não estávamos alertas, mas hoje nós mulheres entendemos que nós somos capazes de estarmos onde nós quisermos. Esse projeto é só mais uma comprovação de que a mulher merece ocupar esses lugares e esse Projeto de Lei vai trazer mais oportunidades, mais vagas e mais chances e, com isso, as mulheres cada vez mais ocupando seu espaço, crescendo e mostrando a que veio e que elas não são diferentes dos homens. Nós temos que mostrar para que viemos e porque estamos aqui”, enfatizou.

A sessão aprovou outra sugestão de Projeto de Lei que visa proporcionar atendimento psicológico aos profissionais dos órgãos CREAS e CRAS com o intuito de dispor de bem-estar e saúde mental aos colaboradores.

De acordo com a Relatora da Comissão de Assistência Social e Direitos Humanos, a Jovem Vereador Pâmela, tendo em vista a necessidade da preservação do resultado dos profissionais que atendem nos órgãos CREAS e CRAS recomenda-se que os mesmos tenham a oportunidade de serem ouvidos e ajudados. “Independente do cargo, se tal colaborador trata as pessoas que freqüentam os dois órgãos, de imediato, será viabilizado direito a uma consulta psicológica. O índice de pessoas que adquirem doenças e problemas psicológicos cresceu consideravelmente em nosso país, portanto, pela necessidade de se preservar a saúde dos nossos munícipes, o projeto visa que todo profissional que cuida em zelar por outras pessoas, todo cuidador deve ser cuidado antes. Desta maneira, a probabilidade do profissional se dispor mais pelo trabalho crescerá significativamente, assim melhorando a qualidade dos serviços prestados”, justificou.

Para a Jovem Vereadora Raine, o fato de ser responsável por ajudar outras pessoas e trazer o bem –estar sobre elas significa que a pressão aumenta muito mais, porque, segundo ela, não tem como o ser humano lidar só com os problemas de outros, mas também lidar com os seus próprios problemas. “Por isso, é que nós acreditamos que mais do que todos nós, essas pessoas que são responsáveis por fazer isso precisam de uma atenção maior, porque da mesma forma que a pressão sobre elas é maior, o cuidado também tem que ser. Então, quando nós disponibilizamos atendimento psicológico a todo profissional que trabalha nos órgãos do CREAS e CRAS, nós estamos mostrando a nossa preocupação com eles, porque é conhecido que os índices de doenças psicológicas em nosso país cresceu muito. Por isso, a preocupação com os nossos munícipes. Esses profissionais lidam com pessoas com muitos problemas e dificuldades e eles têm que lidar com esses problemas. Uma pessoa bem cuida de outra pessoa e deixa ela bem também, só que se esses profissionais não estiveram bem, eles não vão ter a capacidade de trazer o bem-estar a estas pessoas. Por isso, é que nós queremos cuidar bem deles para que eles fiquem bem e fortes para cuidarem de outras pessoas”, argumentou.

Conforme o Jovem Vereador Gabriel, se tem pessoas ou profissionais que têm problemas com o psicológico, elas não vão conseguir fazer o atendimento  decente para as pessoas necessitadas. “Todos concordam que a saúde mental é tão importante quanto à saúde física. Por isso, eu vejo esse projeto de grande importância”, salientou.

Segundo a Jovem Vereador Jemima, uma pessoa que cuida justamente desses necessitados  precisa também de cuidados. “Elas devem sentir tanto quanto essas pessoas que são ajudadas. Então, é de suma importância trazer o tratamento para essas pessoas e também é importante frisar que é um trabalho voluntário que traz não só benefício para a instituição, mas também estimula muito as relações interpessoais, ajuda no crescimento e desenvolvimento profissional e a trabalhar a solidariedade e a compaixão”, defendeu.

O presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), enalteceu o pioneirismo do município de Simões Filho neste projeto, elogiou a desenvoltura dos 19 Jovens Vereadores, em especial, a presidente da Mesa Diretora Jovem, Maria Luiza Vieira, e o Jovem Vereador Rian Cadete, a quem apadrinhou durante o período do Programa, além de parabenizar o superintendente da Juventude da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Matheus Bacellar, que se destacou como Jovem Senador.

“Quero, em nome de todos os jovens vereadores, em especial, saudar a nossa presidente que teve uma postura sempre firme nas suas palavras e decisões com o apoio dos colegas. Saudar Rian, pois sei do seu esforço neste período. Quero parabenizar ao Jovem Senador Matheus por fazer esse trabalho brilhante acompanhando esses jovens e tenho certeza que você foi muito importante na trajetória de vida deles nesse período de quase um ano dando esse apoio e sustentação”, expressou.

Por fim, colocou a Câmara de Vereadores à disposição de projetos destinados aos jovens e afirmou que o município tem investido em programas voltados para a juventude da cidade.

“A Câmara está sempre a disposição desse projeto, não só desse projeto, mas de outros projetos que venham abraçar a nossa juventude e dizer que as coisas boas estão acontecendo na cidade de Simões Filho”, garantiu.

O líder do governo, vereador Manoel Almeida “Neco” (PSD), disse que se sente esperançoso em ver a atuação dos 19 Jovens Vereadores, que deixam a Câmara concluindo esta edição do Programa com mais aprendizado e vão se tornar multiplicadores desse conhecimento na comunidade a qual estão inseridos.

“O Projeto Jovem Vereador é um marco na Bahia. É mais um sonho que se realiza na cidade de Simões Filho como um resgate da auto-estima dos nossos jovens quando participam deste programa grandioso que dá a condição de aprendizado político. Jovens Vereadores, parabéns por desempenhar tão bem o trabalho ao longo deste período”, definiu, ao destacar a admiração que tem pelo trabalho desenvolvido pelos jovens parlamentares neste ano.

O superintendente da Juventude da Secretaria de Esporte , Lazer e Juventude (Sejuv), Matheus Bacellar, destacou o orgulho pela oportunidade de coordenar a primeira edição do Programa Jovem Vereador, um projeto que tende a chamar os jovens a compreender Política participando do Parlamento Jovem. “Hoje, estamos aqui com o coração bastante alegre porque construir política pública para a juventude é um desafio porque existem pessoas que encaram o jovem como ameaça ou como um cidadão impotente e na nossa cidade durante muito tempo, a juventude foi tratada desta forma e os jovens não tinham tão somente uma oportunidade de participar dos mais diversos segmentos e não encontravam. Percebia que quando eu era estudante existia uma carência muito grande de ações e iniciativas no nosso município e o Jovem Vereador é a concretização de uma nova era para a juventude da nossa cidade”, descreveu Matheus.

Os Jovens Vereadores usaram o espaço da Tribuna no momento da Palavra Franqueada em que destacaram a oportunidade ímpar de aprendizado adquirido e fizeram agradecimentos por terem participado, pelo incentivo e o apoio recebidos durante as atividades da primeira legislatura do Programa Jovem Vereador no ano de 2019.

No final, os 19 Jovens Vereadores receberam um certificado de conclusão do programa e três deles foram presenteados com um notebook para ajudar no desenvolvimento educacional e profissional.

As atividades da primeira edição do Programa Jovem Vereador encerradas em 2019 retornam em 2020 com a eleição dos 19 novos Jovens Vereadores para a segunda legislatura do programa. Esta foi a última sessão da atual formação, que tomou posse em maio deste ano. Para o próximo ano, está prevista a continuação da parceria entre o Legislativo e o Executivo para a próxima edição do Programa. Em 2020, assume um novo grupo de 19 estudantes de escolas da rede pública e privada selecionados através de concurso de redação.

Ao longo do ano, os Jovens Vereadores participaram ainda de capacitações de oratória, direito, legislação e outros com o objetivo de contribuir para a formação da consciência cidadã e a importância da participação popular na construção de políticas públicas e se reuniram três vezes em sessões ordinárias, momento em que os estudantes puderam propor e apresentar sugestões de Projetos de Lei, que, uma vez aprovados, serão encaminhados aos seus vereadores padrinhos e têm a chance de se transformar em Projetos de Lei reais.

Programa Jovem Vereador

Instituído a partir da Lei Municipal n° 1106/2018, de autoria da ex-vereadora e atual deputada estadual Kátia Oliveira, o Programa Jovem Vereador visa promover o protagonismo da juventude e sua participação em interações políticas.

Todos os 19 Jovens Vereadores mirins são estudantes das redes pública e privada de ensino do município e contam com apoio e apadrinhamento dos 19 vereadores para elaboração de Projetos de Lei. As atividades foram coordenadas pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).

Confira fotos da 3ª Sessão Ordinária dos Jovens Vereadores

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Dan Coutinho