SETEMBRO AMARELO – PREVENÇÃO E COMBATE AO SUICÍDIO

25 SET 2017

por ASCOM em 25/09/2017 17:07:00

Na última semana de Setembro, mês que também é conhecido como Setembro Amarelo, traz a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, e tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Desde 2015 o mês é marcado por meio de identificação em locais públicos e particulares com a cor amarela e uma ampla divulgação de informações sobre o tema.

No Brasil em média 32 brasileiros cometem suicídio por dia. E de acordo com o Ministério de Saúde o tema se trata de uma questão de saúde pública. Pois nove em cada dez das mortes poderiam ser evitadas, se no momento do transtorno mental recebessem ajuda adequada.

Dentre os fatores de risco para o suicídio estão transtornos mentais, como: depressão, alcoolismo, esquizofrenia, questões sociodemográficas, como: isolamento social, psicológicas, como perdas recentes e condições incapacitantes, como: lesões desfigurantes, dor crônica e neoplasias malignas. No entanto, o Ministério da Saúde ressalta que tais aspectos não podem ser considerados de forma isolada e cada caso deve ser tratado de forma individual.

Segundo o Ministério da Saúde, a existência de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) no município reduz em torno de 14% o risco de suicídio. No entanto, é preciso uma melhor distribuição desses centros, principalmente nas áreas com mais concentração de suicídios. Hoje existem no Brasil em torno de 2.463 Caps em funcionamento.

Desde 2015, o Ministério da Saúde em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), realiza apoio emocional e de prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias. O CVV começou com um projeto-piloto no Rio Grande do Sul e a partir de 1º de outubro, pessoas de mais oito estados poderão ligar gratuitamente para o serviço: Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Piauí, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rondônia e Roraima. Até 2020 todo o território nacional poderá contar com o atendimento pelo 188.

O objetivo da parceria é ampliar gradualmente a gratuidade de ligações para o CVV, mesmo que por celular através do número 188. No restante dos estados, o CVV ainda atende pelo número 141 ou diretamente no posto regional. Em cidades que não possuem o posto de atendimento do CVV, as pessoas podem utilizar o atendimento por chat, skype e e-mail disponíveis na página do CVV.

É fato que falar é a melhor solução, pois muitas mortes poderiam ser evitadas se houvesse informações, ou sinais que alertassem. No entanto, é preciso estar atento e aberto para conversar sobre o assunto, que para muitos ainda é um tabu. Ao alertar os primeiros sinais, é necessário buscar apoio médico, psicológico e o apoio da família é fundametal para que a tragédia seja evitada.