21 DE SETEMBRO DIA MUNDIAL DO ALZHEIMER

21 SET 2017

por ASCOM em 21/09/2017 12:09:00

O dia 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Alzheimer, uma doença que possui um estágio inicial silencioso. Essa data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a doença. Segundo dados do Instituto Alzheimer Brasil, hoje já são mais de 1,3 milhões de pessoas atingidas no nosso país. A doença, ainda sem cura, acomete principalmente idosos a partir dos 65 anos.

De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), após os 65 anos, o risco de desenvolver a doença dobra a cada cinco anos. O risco ainda é maior entre as mulheres e o fator hereditariedade nos casos de Alzheimer em pessoas com menos de 65 é fortemente considerado. Ainda segundo a associação, a intensidade e a velocidade do agravamento da doença pode variar de pessoa para pessoa.

Alguns fatores também podem aumentar os riscos de desenvolvimento do mal de  Alzheimer, entre eles estão; o sedentarismo, tabagismo, colesterol elevado, diabetes e depressão após os 50 anos de idade. Em contra partida também existem maneira de dribla ou retardar a doença, que são alguns fatores relacionados à estimulação do cérebro, que parecem reduzir o risco do desenvolvimento do Alzheimer, tais como; grau de escolaridade elevado, trabalhos intelectualmente estimulantes, leitura freqüente, tocar instrumentos musicais e interação social freqüente.

Para chamar a atenção da população sobre o tema, a Prefeitura Municipal de Simões Filho em parceria com a SEDESC - Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Mulher e da Cidadania oferece através do Centro de Idosos Viver Melhor, ações voltadas para idosos a partir de 60 anos. As atividades são desenvolvidas no Centro Social Marta Alencar, e envolvem atividades físicas, dança, coral de musica, customização, atendimento médico e encaminhamento de exames. Atuam também com rodas de bate papos, discussões e palestras sobre temas voltados a 3º idade. De acordo com a Letícia Alamada, Coordenadora de Centro de Idosos Viver Melhor, atualmente o centro possui 1.300 idosos cadastrados que fazem atividades rotativas. E para se cadastrar é necessário tem mais de 60 anos, ir até o local, que funciona de segunda a sexta, munido de RG, CPF e comprovante de residência.