Tv Câmara Tv Câmara

Ultimos Videos

Sessão Ordinária 89ª
Data:26/08/2015
Visitas:281
Eleição 2015
Data:17/12/2014
Visitas:648
Cone de Aratu 2
Data:09/11/2013
Visitas:493

Webmail

E-mail:
Senha:
Assessoria de Comunicação
Postado em: 27/03/2013 às 22h39
TAMANHO DA FONTE  A- A+
Comissão da Câmara de Vereadores visita a Comunidade Quilombo Rio dos Macacos.

      O Presidente da Câmara de Vereadores de Simões Filho, o vereador Joel Luiz Cerqueira (PT) e a sua comissão composta pelos vereadores Élio Santos (PRP), José Arnoldo (PRB), Mirian Prazeres (PDT), Nivaldo Silva Dórea (PC do B), Pedro Oliveira (PHS) e o Assessor de Comunicação Valter Mangabeira visitou no início da tarde desta quarta-feira (27/03) a Comunidade Quilombo Rio dos Macacos para ouvir e observar o dia a dia dos moradores locais.
A Comissão foi escoltada por militares até a entrada da Vila Militar onde foi recebida por uma das líderes comunitárias, Rosemeire Santos e alguns membros da Comunidade que direcionou o grupo visitante à casa da moradora mais antiga do quilombo, Dona Maria de Souzade 87 anos.
Enquanto a equipe de vereadores observava a realidade de vida da Comunidade, a quilombola Rosemeire contava os casos de violência que, segundo ela, a comunidade sofre a todo tempo, por parte da Marinha do Brasil. De acordo com a quilombola, os moradores sofrem todo tipo de violência que vai desde o cerceamento do direito de ir e vir e expulsão de moradores, passando pela falta de estudo e condição de saúde e infra-estrutura , até a violência física, que segundo ela é muito comum. “Eles andam em nossos quintais, tiram fotos, entram em nossas casas e não podemos dizer nada, senão a gente é agredido por eles”, relatou Rosemeire. “A saída e a entrada da comunidade agora tem câmera e portão. A gente vive uma verdadeira senzala, mas enquanto tiver gente viva, a gente vai lutar”, completou.
Os moradores falaram das dificuldades de deslocamento e mostraram as vias alternativas por eles criadas para que haja livre acesso à comunidade, além de ressaltarem a falta de saneamento básico e tudo que se refere ao bem estar da Comunidade.
Ao final da visita o Presidente da Câmara de Vereadores tentou juntamente com os outros vereadores passar para a Comunidade o que a Marinha expôs como proposta de melhoria para o Quilombo Rio dos Macacos, mas os moradores não aceitaram a proposta alegando que a terra que a Marinha oferece é muito pequena e improdutiva. “Não vamos sair daqui, esta terra é nossa”, declarou morador local.

 


 
LINK - Compartilhe!
 
Outras Notícias sobre Assessoria de Comunicação
11/02/2016
Levantamento de Governança Pública e de Governança e Gestão das Aquisições.
14/12/2015
3ª Sessão Extraordinária do 2º Período do 3º ano da 13ª Legislatura.
06/11/2015
Feira do Empreendedorismo oferece cursos gratuitos com certificado.

              CÂMARA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO
Horário de Funcionamento dàs 8 às 17h.
Praça da Bíblia - CEP: 43700-000
Tel: (71) 2108-7200
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO:
Email: ascom@camarasimoesfilho.ba.gov.br
Tel: (71) 2108-7253