Tv Câmara Tv Câmara

Ultimos Videos

Sessão Ordinária 89ª
Data:26/08/2015
Visitas:281
Eleição 2015
Data:17/12/2014
Visitas:648
Cone de Aratu 2
Data:09/11/2013
Visitas:493

Webmail

E-mail:
Senha:
Assessoria de Comunicação
Postado em: 27/03/2013 às 22h28
TAMANHO DA FONTE  A- A+
Marinha do Brasil recebe vereadores de Simões Filho.

      Na manhã desta quarta-feira (27/03) a Marinha do Brasil através do seu representante, o Comandante Edgar recebeu em sua Câmara, no Prédio do Comando da Base Naval de Aratu, o Presidente da Câmara de Vereadores de Simões Filho, o vereador Joel Luiz Cerqueira (PT) e a sua comissão composta pelos vereadores Élio Santos (PRP), José Arnoldo (PRB), Mirian Prazeres (PDT), Nivaldo Silva Dórea (PC do B), Pedro Oliveira (PHS) e o Assessor de Comunicação Valter Mangabeira, para uma reunião de esclarecimento sobre a posição da Marinha no que diz respeito a audiência pública realizada no Plenário da Câmara de Vereadores na última quinta-feira (21/03) que discutiu sobre o processo de nº2009.33.00.016792-4, que determina a desocupação da área, denominada pela Marinha por Tombo 16.072.0 e que segundo a mesma é uma área de Proteção de Mananciais, onde está localizada a Comunidade Quilombo Rio dos Macacos, no município de Simões Filho.
O Comandante Costa, antecessor da administração atual retrocedeu no tempo e contou um pouco a história de um terreno chamado de Tombo. Área da União, administrada pela Marinha que era formada no passado por três fazendas que foram desapropriadas e seu proprietário indenizado. De acordo com o Comandante, os documentos históricos não mostram que o lugar onde se encontra a Comunidade Quilombo Rio dos Macacos era ocupado. Por esse motivo a Marinha moveu uma ação para que a Comunidade desocupasse a área e no final de 2010 o Tribunal deferiu que a ocupação era irregular e que a Comunidade teria 120 dias para desocupar as terras. Segundo o Comandante Costa a Marinha buscou a dilatação do prazo para que houvesse uma solução que acomodasse as famílias daquela comunidade.
Segundo o Comandante Edgar, a Marinha do Brasil está aberta para ouvir e negociar de forma pacífica com a comunidade, para que se chegue a uma solução que possa beneficiar ambas as partes. “O que gostaríamos é que resolvesse esta situação de forma totalmente pacífica, que todo mundo só tem a ganhar com isso”, declara o Comandante.
Quando questionado acerca das denúncias de violência contra moradores da Comunidade, o Comandante Edgar ressalta que a Marinha apura os casos ou por meio de Sindicância ou Inquérito Policial para que seja analisada a existência de falhas na conduta dos seus militares. “O tratamento dispensado aos moradores sempre foi respeitoso e humano, tendo em vista que a missão da Marinha do Brasil está relacionada com a defesa do povo brasileiro, razão pela qual repudiamos qualquer ato de violência”,destacou.
Apesar de continuar interessada na área, a Marinha com a União tem uma proposta de construir a um pouco mais de 500 m a Noroeste (mediações de Ilha de São João) um condomínio de 44 casas, em um terreno de 310 mil m² de área total, com 300 m²/lote e 50 m² de área construída, composta por 2/4, sala, cozinha, banheiro, quintal com área destinada à criação de animais, uma área lateral para plantio familiar e outra área ao fundo do condomínio, de preservação ambiental, além de toda infra-estrutura para atender a Comunidade Rio dos Macacos. Segundo o Comandante Costa, este projeto apesar de pronto pode ser ponderado com a Comunidade para que seja feita uma construção que na medida do possível possa atender as expectativas da população local. “Queremos discutir o projeto com a Comunidade, ouvir opiniões, sugestões, mas eles não querem nem ao menos ouvir, quanto mais participar”, declarou o Comandante.
Ao final da reunião a Marinha liberou o acesso da comissão para que fosse feita uma visita a Comunidade Quilombo Rio dos Macacos.

 
LINK - Compartilhe!
 
Outras Notícias sobre Assessoria de Comunicação
11/02/2016
Levantamento de Governança Pública e de Governança e Gestão das Aquisições.
14/12/2015
3ª Sessão Extraordinária do 2º Período do 3º ano da 13ª Legislatura.
06/11/2015
Feira do Empreendedorismo oferece cursos gratuitos com certificado.

              CÂMARA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO
Horário de Funcionamento dàs 8 às 17h.
Praça da Bíblia - CEP: 43700-000
Tel: (71) 2108-7200
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO:
Email: ascom@camarasimoesfilho.ba.gov.br
Tel: (71) 2108-7253