APRESENTAÇÃO DO ID JOVEM NO PLENÁRIO DA CÂMARA

08 AGO 2017

por ASCOM em 08/08/2017 13:28:00

Iniciou na ultima segunda-feira (07/08), à Semana da Juventude, que contará com várias atividades direcionadas aos jovens  de Simões Filho. Promovida pela Prefeitura Municipal de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), a semana, contará com ações culturais, de cidadania, serviços, ciclos de debates, palestras e competições esportivas.

Ontem (07/08) aconteceu na Escola Enoch Pimentel Tourinho na Ilha de São João, a Palestra Se liga Jovem, cujo tema era Drogas e Dependência. E nesta terça-feira (08/08), no Plenário da Câmara Municipal de Simões Filho, aconteceu o Lançamento do Programa ID Jovem e Solenidade de Abertura da Semana Municipal da Juventide. Estiveram presentes prestigiando o evento os vereadores Erivaldo Canjirana, Manoel Almeida (Neco), Everton Paim, Devaldo Soares (Del), Arnoldo Simões, Jailson Bispo (Jajai), Adailton Caçambeiro, Deni da Metalúrgica e vereadora Kátia Cristina que é autora do Projeto de Lei de 989/2015, que foi votado e aprovado pelo poder Legislativo em novembro de 2015, que visa assegurar as discussões acerca da Juventude, criando um fórum anual de debates e buscando efetivar os direitos consignados na Constituição Cidadã (CF/1988) e no Estatuto da Juventude

O evento iniciou com os hinos do Brasil e de Simões Filho, tocado pela orquestra musical Irmã Dulce no Núcleo NEOJIBA. Em seguida o Jovem David Farias, Superintendente da Juventude, que compôs a mesa, deu continuidade ao evento relatando a importância do ID JOVEM Simões Filho, em que o jovem tem vez e voz na política pública do município, e enfatizando a atenção que é voltada para os jovens nessa nova gestão.

Durante a cerimônia de abertura a Secretaria da SEJUV, Sirliane Ribeiro, relata que se sente extremamente honrada, em através da Prefeitura esta lançando a Semana da Juventude, que tem como objetivo debater políticas públicas voltada para a juventude.

O evento contou também com a Palestra de Laudécio Silva,  representante da Secretaria Nacional da Juventude, que falou um pouco da Identidade Jovem. A ID Jovem, como é popularmente conhecido, é um documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. A ID Jovem é destinada à pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal.

Essa 1ª Edição da Semana da Juventude vai oferecer uma programação ampla e variada. As programações estão agendadas entre os dias 7 a 14 de agosto e as atividades serão promovidas pela Superintendência da Juventude, órgão vinculado à Sejuv. Vale ressaltar que a Semana da Juventude acontece na semana  que é comemorado o Dia Internacional da Juventude, no dia 12 de agosto.

SEGUE PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA JUVENTUDE

07/08 - Segunda

Palestra: Se Liga Jovem

Tema: Drogas e Dependência