A Câmara
Postado em: 14/11/2013 às 22h25
Simões Filho comemorou 52 anos de emancipação política.

Simões Filho, antigamente era apenas um distrito conhecido como Água Cumprida. Com a aprovação do projeto de lei n° 1538, criado pelo então Deputado Padre Luiz Palmeira, no dia 07 de novembro de 1961, o distrito foi emancipado passando a ser conhecido como Simões Filho e desmembrado de Salvador.

Na última quinta-feira (7), a cidade comemorou 52 anos de emancipação política. Por conta de uma tradição, os festejos iniciaram logo pela manhã com uma missa celebrada na Paróquia São Miguel (Igreja Matriz), seguida por um desfile cívico acompanhado por fanfarras, comunidade e autoridades seguindo para a Praça da Bíblia.

Em frente à Câmara Municipal houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Simões Filho, feito pelo vice governador da Bahia Otto Alencar, pelo prefeito Eduardo Alencar e pelo presidente da Câmara Municipal Joel Luiz Cerqueira.

Dentre as autoridades, estavam presentes os vereadores Elio Santos, Dene Canaã, Cleide Vieira, Deni da Metalúrgica, Erivaldo Canjirana, Everton Paim, Genivaldo Lima, Jailson Soares (Jajai), João Contador, Joel do Hospital, Arnaldo Simões, Katia Oliveira, Luciano Almeida, Mirian Prazeres, Nivaldo Dória (Neguinho), Pedro da Kombi, a Deputada Estadual Luiza Maia autoridades militares, civis, eclesiásticas e secretários municipais.

“Lutamos para ter essa conquista de ser uma cidade liberta e que ao longo desses 52 anos construiu uma história tão boa e tão bonita de progresso e desenvolvimento com a força política tanto do poder executivo, quanto legislativo. Simões Filho é próspero, e espero que todos nós possamos unir forças e trabalhar com amor para fazer o melhor para o povo”, enfatizou o vereador Deni da Metalúrgica.

Antes de iniciar a Sessão Solene, o presidente da casa homenageou os ex presidentes com a inauguração de uma galeria com fotos dos mesmos.

Dando continuidade, a Sessão Solene foi iniciada com a palavra de Deus sendo ministrada pelo Pastor Djalma Bulhões da Igreja Rosa de Saron e pelo Padre André Alexandre da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do CIA.

Logo após, o coordenador de Cultura do Município Ademário Ribeiro, fez uma brilhante explanação, mostrando total conhecimento sobre o tema: Simões Filho – Bebendo um pouco de sua Água Cumprida nos 52 anos de sua emancipação: seus marcos históricos.

Pessoas que contribuíram e/ou ainda contribuem de alguma forma para o desenvolvimento da cidade, foram homenageados com o título de Cidadão Simõesfilhense, além de ocorrer a devolução simbólica do mandato de vereador In Memorian de Jerônimo James de Araújo, que teve o mesmo cassado na ditadura de 1964.

Marne Araujo, filha de Srº Jerônimo, ao fazer seu discurso de agradecimento em nome de toda família, além de dá uma aula de história, emocionou o público presente:  “Este é para nós, por diferentes razões, um momento de muita emoção.

Gostaríamos imensamente que o próprio homenageado, o Srº Jerônimo (nosso pai) estivesse aqui para utilizar desse púlpito e desse microfone, e revelar com suas próprias palavras, fatos, situações e pessoas do período militar, deixando fluir suas emoções e sentimentos. Pois, mesmo diante de todo esforço nosso em recordar suas histórias sobre esse tempo, seus feitos,  suas agruras e amarguras, não podemos transmitir os seus sentimentos. Eles foram sepultados com ele no dia 02 de novembro de 2011, no auge dos seus 84 anos de pura lucidez, o que lamentamos profundamente.”

A Sessão encerrou-se no início da tarde, com a execução do Hino Nacional na voz de Cerize Santos, acompanhada do músico Danilo Moreno.