Postado em: 21/03/2013 às 21h22
Câmara de Vereadores promove Audiência Pública sobre o Quilombo Rio dos Macacos.

A Câmara Municipal de Simões Filho promoveu na tarde da quinta-feira (21/03), uma Audiência Pública que discutiu a questão referente a comunidade Quilombo Rio dos Macacos.
O Presidente da Câmara, o vereador Joel Luiz Cerqueira, presidiu a audiência convidando para compor a mesa diretora o Secretário de Comunicação do PT, José Raimundo, o Coordenador da Promoção da Igualdade Racial de Camaçari, Prof. Lucas Netos, o Secretário de Cultura de Simões Filho, Jorge Salles, o representante da Associação Étino Desenvolvimento Muzanzu, o Delegado Titular da 22ª Delegacia de Simões Filho, Adailton Adam, a Deputada Estadual do PT, Luiza Maia, a representante do Prefeito do Município, a Secretária do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Lúcia Abreu, além de Rosimeire Santos, líder da Comunidade Quilombo Rio dos Macacos.
A audiência trouxe uma polêmica a cerca de um processo movido pela Marinha do Brasil contra a Comunidade Quilombo Rio dos Macacos que determina a desocupação da área onde está localizada a comunidade, no município de Simões Filho. A decisão, que compreende dois dos três processos ligados ao caso, é do juiz Evandro Reimão dos Reis. O magistrado conservou a própria decisão liminar que, em novembro de 2010, determinou a desocupação da área.
O defensor Átila Dias informou que pretende recorrer contra a decisão perante o Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Uma proposta em elaboração pelo governo cogita a realocação das famílias quilombolas para um terreno localizado a 500 metros do local. Esse é o principal ponto de divergência entre os moradores e o governo. Desde 2010, a Marinha pretende ampliar as instalações da base, onde residem 450 famílias de militares.
Os quilombolas alegam que o lugar onde moram atualmente é o único com acesso ao rio, após a construção de uma barragem. De acordo com o advogado de defesa dos quilombolas, Maurício Correia, continua firme a posição da comunidade em permanecer no local. Ele informou que a posição é reforçada, principalmente, pelo relatório do Incra.
 Na Audiência Pública, ficou decido que a Câmara de vereadores de Simões Filho irá criar A Comissão que irá ter como prioridade, a organização de uma caravana para ir até Brasília para apresentar a situação a Presidente Dilma Rouseff para que ela tome uma decisão para uma solução imediata.