Postado em: 11/09/2013 às 18h50
Homenagem a Jerônimo James de Araujo.

A 24ª Sessão Ordinária, realizada na manhã de ontem (10), no plenário da Câmara Municipal, ficou marcada pela emoção de vereadores e platéia ao ouvir a indicação do presidente da casa, vereador Joel Luiz Cerqueira, tratando de um assunto histórico para a cidade de Simões Filho.
A indicação 173/2013 é que seja concedido o título de Cidadão Simõesfilhense a Jerônimo James de Araujo (In Memoriam), e devolução simbólica do mandato do mesmo que foi cassado.
Jerônimo James de Araujo, conhecido carinhosamente como Jêco, chegou à cidade quando ainda era distrito de Água Cumprida em 1942 e fez parte da história. Nos anos 60, foi vereador lutando por várias coisas, dentre elas, pela emancipação da cidade, transformando o distrito de Água Cumprida no município de Simões Filho.
Teve seu mandato cassado em 1964 e ficou preso durante 63 dias. Após essa dura fase, conseguiu emprego na Prefeitura como Chefe e Fiscal de Obras.
“ Na época da ditadura a coisa não era fácil e ele teve seu mandato cassado quando vereador nem tinha remuneração, mas ele era defensor da nossa cidade. Infelizmente nós o perdemos no ano de 2011, ele foi para o estágio superior e tenho certeza que pela sua alegria e competência, essa é uma justa homenagem. Não só o título de Cidadão Simõesfilhense, como também a devolução simbólica do seu mandato”, declarou o autor da indicação, Joel Luiz Cerqueira.
A aprovação foi unânime e alguns Edis que o conheceram falaram um pouco sobre essa pessoa tão importante para o município. Com isso, no dia 07 de Novembro, algum representante da família, irá receber essas honrarias numa festa na Câmara.
O filho que tem maior semelhança física e comportamental, Alex Passos, relatou com emoção: “ Quero parabenizar a casa por está fazendo a devolução simbólica do mandato cassado. Historicamente o meu pai foi o único vereador cassado de Simões Filho. Um outro foi cassado, mas retornou ao mandato. O fato de meu pai receber o título de Cidadão Simõesfilhense, para nós da família é de extrema alegria, porque meu pai escolheu Simões Filho para viver, Simões Filho para amar. Eu estava recordando agora há pouco as histórias do meu pai e uma delas é que meu pai ajudou a fincar os marcos que delimitam os limites da nossa cidade. Fico muito orgulhoso disso.”