Postado em: 03/09/2013 às 17h13
Violência no nosso município. Por que?

Preocupados com a segurança do nosso município e buscando ações para combater homicídios, latrocínios e a violência em geral, os vereadores da Comissão de Justiça Arnoldo Simões, Deni da Metalúrgica e Nivaldo Dórea (Neguinho), com o apoio do presidente da Câmara vereador Joel Luiz Cerqueira e os demais Edis, realizaram na tarde do último dia 30 uma Audiência Pública com o tema: Violência no nosso município. Por que?
A audiência contou com a presença de diversas autoridades, principalmente ligadas à Segurança Pública, como por exemplo o Comandante do policiamento da Região Metropolitana de Salvador Coronel Jorge Couto, Comandante da 22ª CPM Major Átila, Delegado Titular da 22ª DT, Major Caetano, Drº Adailton Adan, Promotora da Infância e Juventude de Simões Filho Drª Ana Luiza, a Secretaria de Políticas Públicas de Promoção à Mulher Srª Andrea Almeida, o Secretário de infra-estrutura Srº Mozart Cabral, o Deputado Estadual Bira Coroa, a Coordenadora do GGIM (Grupo de Gestão Integrada Municipal) Srª Carla Sanatana, dentre outros.
Diversos assuntos foram abordados pelos palestrantes, inclusive o fato de Simões Filho ser considerada a cidade mais violenta do Brasil, baseado em dados de 2011.
“No ano passado nós tivemos 184 homicídios. Dessas 184 vítimas, 51 foram trazidas para cá e seus corpos desovados em Simões Filho fazendo com que nossa estatística aumentasse. Diante disso, junto com o Comando da Polícia Militar, com os parceiros da Polícia Rodoviária Federal, os parceiros da Polícia Federal e outros organismos que praticam a Segurança Pública aqui no nosso Estado, nós estamos modificando esse quadro”, assegurou o Delegado Drº Adailton Adan.
O Grupo de Teatro Lapidarte, sob direção de Antônio Barbosa, emocionou o público presente com a apresentação da peça teatral “GURI”, onde retratou a triste realidade de mães que não enxergam que seus filhos estão no mundo das drogas, e quando descobrem é da pior maneira possível: com o fim trágico. O grupo trouxe uma reflexão acerca do assunto, mostrando o quanto é importante a atenção da família. Foi tudo muito bem retratato, tanto que era notório a platéia totalmente concentrada e muitas pessoas chorando emocionadas.
Foi ressaltado pelo Major Caetano a necessidade do vídeo monitoramento e da verificação dos principais acessos à cidade de Simões Filho, com um olhar especial voltado para as fábricas do Centro Industrial de Aratu – CIA, visando melhorar a ação da polícia. Sendo assim, foi esclarecido pela Srª Carla Santana que a cidade já possui essas câmeras de monitoramento em funcionamento em alguns pontos da cidade, com a real necessidade de instalação de outras.
A Promotora da Infância e Juventude de Simões Filho, Drª Ana Luiza, falou sobre a preocupação com as crianças e adolescentes, mostrando através de vídeos que a realidade social que as mesmas se encontram, influenciam diretamente em suas ações e deixou uma reflexão do autor Karl Menninger: “O que se fizer com as crianças hoje, elas farão com a sociedade amanhã”.
O presidente da casa, Joel Luiz Cerqueira, se pronunciou: “ Nós estamos com a consciência de que estamos fazendo nossa parte. Essa casa está fazendo a parte dela de ser interlocutora da sociedade civil, junto ao executivo, junto à Polícia Militar, à Policia Civil e junto ao governo do Estado”, e todos os pares se colocaram à disposição para ajudar nesse processo.
A audiência perdurou toda a tarde, já que o assunto era tão amplo e abrangente. Todos estavam muito compenetrados no intuito de juntos (Legislativo, Executivo, comunidade, e os comandos da polícia militar e civil), trabalhar com o principal objetivo de reduzir esses índices de violência.
O encontro encerrou-se no início da noite, renovando seu público para o evento que começou na seqüência: O Iº Encontro de Entidades e Movimentos Juvenis.